NotíciasRio de JaneiroTurismo

Quebra-Mar, na Barra, ganha iluminação que poderá ser vista de qualquer ponto da orla

A partir da noite desta terça-feira (19/04), a região do Quebra-Mar, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, terá uma nova iluminação, que poderá ser vista de qualquer ponto da orla.

Em parceria com o consórcio Smartluz, a Prefeitura carioca, por meio da Rioluz e da Subprefeitura da Barra, implantou um sistema inédito de iluminação até a ponta do píer que conta com 22 postes, 31 luminárias de LED e 2 projetores.

Trata-se de uma solicitação dos moradores locais e até mesmo de turistas, que gostam de frequentar a área para apreciar o mar, além do ponto ser bastante utilizado também por pescadores.

Vale ressaltar que, para preservar o belo cenário que o local proporciona, foram instalados ainda 2 comandos e 160 metros de cabos no circuito subterrâneo.

”O ‘Luz Maravilha’ é um reforço na segurança da nossa região. A iluminação mais potente traz mais conforto para os motoristas e deixa as vias mais seguras para os pedestres. E, agora, com a nova iluminação do Quebra-Mar, os moradores e visitantes vão poder curtir mais tempo no píer, que tem potencial para se tornar um novo ponto de encontro noturno do bairro”, afirma o subprefeito Raphael Lima.

Iluminação revitalizada na orla

Além da nova iluminação no Quebra-Mar, o ”Luz Maravilha” segue avançando na própria Barra e no Recreio dos Bandeirantes. Na Avenida Lúcio Costa, que interliga as praias dos 2 bairros, o programa está realizando a troca dos pontos de luz amarela pelas novas lâmpadas de LED.

Paralelamente, novos postes de fibra estão sendo instalados, reforçando a durabilidade e a segurança dos equipamentos com novos pontos de luz, assim como já foi feito nas orlas de Copacabana e da Praia Vermelha, na Urca, ambas na Zona Sul.

Ainda no calçadão da Avenida Lúcio Costa, cada quiosque terá o reforço de pelo menos 2 pontos da nova luz branca e, para completar, os refletores das areias também estão sendo trocados por luzes mais potentes e resistentes. A partir da troca da nova iluminação, as atividades nas areias poderão ser feitas em horários mais flexíveis também durante a noite, quando a temperatura está mais amena.

Fonte: Diario do Rio

Leia também:

pt_BRPortuguese