Notícias

Quadra do Império Serrano agora é patrimônio imaterial do Rio

Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

Projeto de Lei do deputado Dionísio Lins, sancionado pelo governador Cláudio Castro, tem o objetivo de de preservar a cultura do samba, da música e da história

O governador Cláudio Castro sancionou nesta semana o Projeto de Lei 9.601 que confere a quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira, Zona Norte da cidade, o título de patrimônio imaterial do Rio. De autoria do deputado Dionísio Lins, a medida reconhece o espaço como local de realização de uma das festas populares do Brasil.

“Fica considerado no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, como patrimônio imaterial o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, com a finalidade de preservar a cultura do samba, da música e da história, bem como a divulgação do local de ensaios e visitação turística de uma das maiores festas populares do país”, diz o texto.

Em dezembro do ano passado, a agremiação foi declarada como patrimônio imaterial e cultural do Rio. O Império Serrano ganhou o título através da Lei 9.529/2021, também de autoria de Dionísio Lins e sancionada por Castro. O título foi dado devido ao valor reconhecido de contribuição à cultura e ao samba da escola.

Ainda em dezembro de 2021 outra escola de Madureira foi consagrada como patrimônio imaterial do estado. A Portela, única agremiação a participar de todos os desfiles do carnaval carioca, teve sua história e trajetória reconhecidas como legado, com a publicação da Lei 9.505/2021. A medida, assim como as demais, visa a preservação cultural.

No Carnaval 2022, o Império Serrano vai homenagear Besouro Mangangá, homem que viveu na virada do século XIX e XX e foi símbolo da capoeira. Dona de nove títulos do grupo especial, a escola de Madureira terá seu enredo assinado por Leandro Vieira, que além de carnavalesco da Mangueira, é o atual campeão do grupo de acesso. A escola de Madureira vai encerrar a segunda noite de desfiles da Série Ouro, em 21 de abril.

Fonte: Diario do Rio

Leia também:

pt_BRPortuguese