NotíciasRio de JaneiroTurismo

Programação da Casa Bloco no Carnaval de Abril de 2022

Nesta quinta-feira, dia 21/4, começa a segunda etapa da CasaBloco 2022, no clube Monte Líbano, na Lagoa. Durante quatro dias, de quinta a domingo, no carnaval de abril de 2022, 22 atrações se apresentarão em um dos mais tradicionais palcos do Rio de Janeiro. Baby do BrasilElba RamalhoMariana AydarSidney MagalDona OneteFogo & PaixãoBangalafumengaJohnny HookerAlmério & MartinsDiogo Nogueira e Cacique de Ramos estão entre as atrações.

A entrada acontece mediante a apresentação de ingresso e comprovante de vacinação. O folião que levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento terá direito à meia-entrada solidária, comprada antecipadamente pelo site. Os alimentos serão doados para o MUCA RJ, Movimento Unido dos Camelôs, trabalhadores ligados diretamente à cadeia produtiva do carnaval.

Atrações: encontros inéditos

Quinta-feira (21/04)
Os ritmos nordestinos vão marcar a noite do feriado de Tiradentes, com o encontro inédito, no Rio de Janeiro, dos multitalentosos artistas pernambucanos Almerio & Martins. É claro que não poderia faltar a sonoridade de Elba Ramalho e paulista Mariana Aydar, a paulista que mais entende de forró e criadora do bloco Forrozim. O Bloco da Terreirada, o músico Gabriel Gabriel e a dupla de DJs Tropicals completam um setlist incrível para a abertura do carnaval.

Sexta-feira (22/04)
Na sexta-feira, 22, é dia da música brega e da música regional. Dona Onete, conhecida como a Diva do Carimbó, se apresentará pela primeira vez com o bloco Bangalafumenga. Outro encontro imperdível, e esperado há anos, vai reunir Sidney Magal com os blocos Fogo & Paixão e Charanga Talismã e a DJ Tata Ogan.

Sábado (23/04)
O Dia de São Jorge terá uma programação voltada para o POP, com Baby do Brasil, Johnny Hooker e os blocos cariocas 442 e Agytoê. O bloco baiano Cortejo Afro, pela primeira vez no Rio de Janeiro, e as DJs pernambucanas Allana Marques e Lala K, que assinam a festa Odara Ôdesce, uma das mais badaladas do Nordeste, fecham a noite em grande estilo.

Domingo (24/04)
O encerramento da CasaBloco será especial e dedicado ao samba. No último dia do carnaval, Diogo Nogueira sobe ao palco com ícones da cultura carioca: Velha-Guarda da Portela, Cacique de Ramos e Leci Brandão. A noite terá ainda a apresentação inédita, no Rio de Janeiro, do bloco mineiro Samba Queixinho, referência no carnaval de Belo Horizonte. A DJ Cris Panttoja fecha a programação do dia e da CasaBloco já na madrugada da segunda-feira.

Música

A CasaBloco vai receber encontros musicais muito especiais, alguns inéditos nos palcos cariocas:

• Elba Ramalho e Mariana Aydar (21/04)
• Almério & Martins (21/04)
• Sidney Magal e Fogo & Paixão (22/04)
• Dona Onete feat. Bangalafumenga (22/04)
• Baby do Brasil e Cortejo Afro (23/04)
• Cacique de Ramos e Leci Brandão (24/04)

Blocos

Confira a Agenda dos Blocos de Rua no Carnaval de Abril de 2022 do Rio de Janeiro

Charanga Talismã / Rio de Janeiro
A Charanga Talismã é um bloco carnavalesco que transborda pela cidade do Rio de Janeiro com um repertório repleto de brasilidade. A fanfarra propõe um debate poético sobre a ocupação do espaço público através de um cortejo político performático. O vermelho e dourado do grupo itinerante já coloriu shows, cortejos e clipes, e já passou pelas ruas de Realengo, voou até São Paulo e, recentemente, se apresentou no Circo Voador.

Bloco 442 / Rio de Janeiro
O Bloco 442 traz em seu show os hits que todo mundo ama e sabe cantar do início ao fim com um repertório que atravessa gerações e resgata memórias afetivas do público de todas as idades. O objetivo é ninguém ficar parado: enquanto os metais tocam Shakira, Madonna, Rihanna, Beyoncé, Spice Girls e Britney Spears, a batucada suínga no Pagode, Baião, Ijexá e Axé, criando uma sonoridade única e inovadora.

Bloco da Terreirada / Rio de Janeiro
É um bloco carnavalesco inspirado na cultura popular da região do Cariri-CE, que reflete toda a beleza e diversidade da cultura brasileira e de sua região. Sua musicalidade passa pelo forró de raiz, cocos, peças de reisado, música cabaçal e cantoria criando um grande intercâmbio entre os folguedos populares do Nordeste e a folia da terra de São Sebastião. A Terreirada desenvolve um importante papel ao celebrar a cultura popular nordestina, suas raízes e tradições, e conversar com a arte contemporânea de origem popular regional.

Bangalafumenga / Rio de Janeiro
O Bangalafumenga foi criado, em 1998, pelo poeta Chacal e pelos músicos Rodrigo Maranhão e Celso Alvim, no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, como um grande encontro de artistas que se dedicavam à poesia, ao samba e aos improvisos. No mesmo ano, os integrantes organizaram um bloco que desfilou inicialmente pelo Leblon e posteriormente no Jardim Botânico, reunindo uma multidão de cariocas e turistas.

Cortejo Afro / Salvador
Criado em 2 de julho de 1998, o bloco é um representante de destaque da rica tradição cultural da Bahia, com forte influência da cultura negra. O Cortejo Afro nasceu em um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oyá e é conhecido pelas roupas exuberantes e pela coreografia rica em movimentos ligados à cultura afro, idealizado por seu fundador, o artista plástico e designer Alberto Pitta, considerado um dos mais criativos a Bahia.

Agytoê / Rio de Janeiro
Formado a partir da união entre a inquietude e o desejo de brincar o carnaval de rua, o grupo encontrou no samba-reggae um ritmo de vida pulsante, cheio de malemolência e cor. O propósito é pesquisar, divulgar, reviver e recriar a cultura e a luta dos carnavais de blocos afro-baianos, desde sua gênese no samba-reggae dos anos 1970 e 80, até a sua transformação e explosão nos anos 90 com o axé.

Cacique de Ramos / Rio de Janeiro
O bloco surgiu do encontro de grupamentos carnavalescos de jovens do bairro de Ramos, zona norte carioca, em 1961. A agremiação se firmou como um bloco de embalo, tornando-se um fenômeno, nos anos 60 e 70, ao atrair foliões de várias regiões do Rio de Janeiro. O bloco se tornou referência no carnaval de rua, com seus desfiles vibrantes e as fantasias únicas. O Cacique de Ramos foi o impulsionador de um movimento que ajudou a lançar grandes nomes do samba carioca, a notabilizar uma nova instrumentação – o tantã, o repique de mão e o banjo – e a consolidar o pagode promovido pelo bloco como um intenso polo de sociabilidades.

Samba Queixinho / Belo Horizonte
O Queixinho existe desde 2009 e foi fundado para diversão, mas já com o compromisso em ensinar as pessoas a tocarem instrumentos. Nos últimos 12 anos, passaram pelas oficinas do Queixinho mais de 1200 pessoas. O grupo ensaia e promove oficinas, durante todo o ano, em praças e parques da cidade.

O Projeto

A CasaBloco foi pensada como um lugar para reunir a multiplicidade de manifestações e a diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro.

Ao lado dos blocos, convidados e anfitriões, artistas da cena nacional se apresentarão em diálogo com essas manifestações, em uma programação inédita. Realizado em seis dias, a CasaBloco apresentará shows, oficinas gratuitas (percussão, adereços, estandartes, maquiagem etc), encontros de blocos de diferentes regiões da cidade e do país, shows de artistas e blocos, exposições de produtos artesanais de carnaval, performances de artistas, feira de moda e de empreendedorismo com artesãos cariocas e feira gastronômica com a temática da comida de boteco e de rua.

A cenografia foi criada especialmente para proporcionar um clima festivo e destacar o carnaval de rua. Todas as atividades promovidas vão valorizar o carnaval, mostrando a potência do universo artístico e cultural do tema. Além da diversidade de linguagens, a CasaBloco vai destacar a cadeia produtiva do carnaval, da concepção à realização, e empregará mais de 1 mil pessoas no período que contempla a pré-produção, realização e pós-produção.

O Rio de Janeiro, berço do carnaval de rua, desde os tempos da Colônia, foi o primeiro a ganhar dimensão nacional, se tornando referência para grandes capitais como São Paulo, Salvador e Recife, reafirmando um protagonismo irrefutável e seguindo como um exemplo de carnaval democrático e diverso do seu carnaval. A CasaBloco surgiu, em 2018, para reafirmar a importância da diversidade e da democratização do acesso a diferentes linguagens, multiplicando o conceito de que carnaval é de todos e para todos”, conclui Rita Fernandes, presidente da Sebastiana e uma das organizadoras do evento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

21 de abril de 2022

Oficinas
Local: CCBB – Foyer do Cinema (Av. Primeiro de Março, 66)
9h30 às 11h30 – Adereços com Amanda Britto
12h às 14h – Estandartes com Junior Alves
14h30 às 16h30 – Brincos Carnavalescos com Clebson Prates

Local: Clube Monte Líbano – Avenida Borges de Medeiros, 701 – Lagoa
12h30 às 13h30 – Oficina de Perna de Pau com Bloco da Terreirada

Shows
DJ: TropiCals
Bailão do GG
Bloco da Terreirada
Almério & Martins
Elba Ramalho
Mariana Aydar

22 de abril de 2022

Oficinas
Local: CCBB – Foyer do Cinema (Av. Primeiro de Março, 66)
9h30 às 11h30 – Make para Carnaval com Amanda Britto
12h às 14h – Customização de Camisetas com Carmem Shirley

Local: Clube Monte Líbano – Avenida Borges de Medeiros, 701 – Lagoa
12h30 às 13h30 – Samba no pé com os Irmãos Bandeira

Shows

21 de abril de 2022

Oficinas
Local: CCBB – Foyer do Cinema (Av. Primeiro de Março, 66)
9h30 às 11h30 – Adereços com Amanda Britto
12h às 14h – Estandartes com Junior Alves
14h30 às 16h30 – Brincos Carnavalescos com Clebson Prates

Local: Clube Monte Líbano – Avenida Borges de Medeiros, 701 – Lagoa
12h30 às 13h30 – Oficina de Perna de Pau com Bloco da Terreirada

Shows – Inconfidência (quinta-feira – 20h às 4h)
DJ: TropiCals
Bailão do GG
Bloco da Terreirada
Almério & Martins
Elba Ramalho
Mariana Aydar

22 de abril de 2022

Oficinas
Local: CCBB – Foyer do Cinema (Av. Primeiro de Março, 66)
9h30 às 11h30 – Make para Carnaval com Amanda Britto
12h às 14h – Customização de Camisetas com Carmem Shirley

Local: Clube Monte Líbano – Avenida Borges de Medeiros, 701 – Lagoa
12h30 às 13h30 – Samba no pé com os Irmãos Bandeira

Shows – Sexta Brega (sexta-feira – 20h às 4h)
DJ: Tata Ogan
Charanga Talismã
Dona Onete feat. Bangalafumenga
Sidney Magal
Fogo & Paixão

23 de abril de 2022

Oficinas
Local: Clube Monte Líbano – Avenida Borges de Medeiros, 701 – Lagoa
14h às 15h – Percussão com Cortejo Afro

Salve Jorge (sábado – 20h às 4h)

Shows
DJ: Festa Odara Ôdesce – DJs Lala K & Allana Marques
Agytoê
Baby do Brasil
Cortejo Afro
Johnny Hooker
Bloco 442

24 de abril de 2022 – Domingo de Carnaval (19h às 1h)
DJ: Cris Panttoja
Samba Queixinho
Velha Guarda da Portela
Diogo Nogueira
Cacique de Ramos convida Leci Brandão

Serviço
Datas: 21, 22, 23 e 24 de abril
Local: Clube Monte Líbano – Avenida Borges de Medeiros, 701 – Lagoa
Shows e Feira: quinta, sexta e sábados das 18h às 4h e domingos das 16h às 00h
Oficinas: quinta (21), das 9h30 às 16h30, sexta (22), das 9h30 às 14h, e no sábado (23), das 14h às 15h
Ingressos: http://casabloco.com/ingressos/
Inscrições: https://casabloco.com/oficinas/
Valores: 1° lote (Inteira – R$ 100 e meia R$ 50) e 2º lote (Inteira – R$ 120 e meia – R$ 60

Shows – Salve Jorge (sábado – 20h às 4h)
DJ: Tata Ogan
Charanga Talismã
Dona Onete feat. Bangalafumenga
Sidney Magal
Fogo & Paixão

24 de abril de 2022

Shows – Domingo de Carnaval (19h às 1h)
DJ: Cris Panttoja
Samba Queixinho
Velha Guarda da Portela
Diogo Nogueira
Cacique de Ramos convida Leci Brandão

Serviço

Datas: 21, 22, 23 e 24 de abril
Local: Clube Monte Líbano – Avenida Borges de Medeiros, 701 – Lagoa
Shows e Feira: quinta, sexta e sábados das 18h às 4h e domingos das 16h às 00h
Oficinas: quinta (21), das 9h30 às 16h30, sexta (22), das 9h30 às 14h, e no sábado (23), das 14h às 15h
Ingressos: http://casabloco.com/ingressos/
Inscrições: https://casabloco.com/oficinas/
Valores: 1° lote (Inteira – R$ 100 e meia R$ 50) e 2º lote (Inteira – R$ 120 e meia – R$ 60

Fonte: Diario do Rio

Leia também:

pt_BRPortuguese