Notícias

Programa municipal para redução de criminalidade chega à Zona Sul

Programa de apoio à segurança pública criado pela Prefeitura do Rio, o Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP) acaba de chegar à Zona Sul após experiência bem-sucedida no Méier, Zona Norte carioca. A expansão ocorre em partes dos bairros de Copacabana e Ipanema, com foco na redução dos índices de criminalidade.

Serão contempladas a Avenida Rainha Elizabeth, as ruas Joaquim Nabuco e Francisco Otaviano, entre as avenidas Vieira Souto e Nossa Senhora de Copacabana, além de vias do entorno, como Bulhões de Carvalho e Conselheiro Lafaiete. O CEP, como é mais conhecido, tem o objetivo de impedir os chamados crimes de oportunidade, aqueles em que o bandido identifica nas vulnerabilidades do ambiente as chances para cometer delitos, como roubos e furtos a pedestres.

O programa foi lançado no Méier em novembro passado e, na área de atuação do projeto, foi observada redução de aproximadamente 35% nos crimes de rua, em comparação a 2019. Para a concepção do CEP Copacabana/ Ipanema foram implementadas ações como patrulhamento e requalificação urbana. A Guarda Municipal, por exemplo, elaborou um plano de ação 24 horas para a região. Ao todo, 61 agentes foram capacitados e receberam instruções sobre temas como policiamento comunitário, uso gradativo da força e produção de dados. Além disso, estão sendo feitas intervenções na área para reduzir vulnerabilidades.

Isso inclui poda de árvores e manutenção da iluminação e da sinalização de trânsito. Foram mais de 180 ações da CET-Rio, da Comlurb, da Defesa Civil e da Rioluz.

Fonte: Diario Oficial

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: