Boletim InformativoNotícias

ProCaps levaram capacitação ao interior do Estado

Em 2021, após bons resultados na capital fluminense, O ProCap – programa de capacitação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) foi levado para o interior do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto foi criado pela associação com o objetivo de promover a capacitação, atualização, promoção e venda dos destinos do Estado do Rio de Janeiro junto aos operadores do receptivo, para que possam apresentar as regiões e seus atrativos turísticos às agências de viagens e ao público final.

Contam com o apoio de sindicatos e associações locais, assim como da iniciativa privada, prefeituras e secretarias municipais e estaduais de turismo e com a presença de agentes de viagens e operadores de receptivo. Os projetos possuem ainda roteiros turísticos dos principais atrativos dos municípios, incluindo atrações culturais, naturais, comerciais e gastronômicas e uma rodada de negócios.

O primeiro local do interior a receber a capacitação foi o município de Petrópolis, na Região Serrana fluminense, entre os dias 26 e 30 de maio de 2021. A abertura oficial aconteceu no Sesc Quitandinha, um dos principais espaços históricos da região. O programa possibilitou a capacitação de dez agentes de viagens, vindos de oito operadoras.

A segunda região a receber o programa foi o Vale do Café, de 09 e 15 de agosto. Após a cerimônia de abertura, no Centro de Convenções da Universidade de Vassouras, foi realizada uma rodada de negócios, em que os associados, parceiros do programa e secretarias de turismo apresentaram seus produtos aos participantes. Assim como em Petrópolis, os convidados visitaram os principais atrativos culturais, naturais, comerciais e gastronômicos das cidades da região como Vassouras, Rio das Flores, Valença, Conservatória, Barra Mansa, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira.

De 4 a 9 de outubro foi a vez das cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras receberem a o ProCap, com abertura no Salão de Convenções do Tamoyo Esporte Clube, em Cabo Frio. A última edição do ano aconteceu na Costa Verde, entre 5 e 9 de dezembro, com a participação de 10 operadoras e 120 agência de viagens.

Neste novo ano, os programas de capacitação continuarão beneficiando destinos turísticos do estado do Rio e inspirando outras iniciativas como esta Brasil afora.

Leia também:

pt_BRPortuguese