Notícias

Prefeitura lança portal Painel do Turismo Carioca para colaborar nas decisões no setor  

Visitantes recebem informações de técnicos e guias de turismo – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro lançou o Painel do Turismo Carioca, um espaço com informações relevantes sobre um dos setores mais importantes para a economia da cidade. Além da transparência, o objetivo é dar publicidade a dados relevantes para adoção, implementação e mensuração de políticas públicas, assim como ajudar os investidores nas suas tomadas de decisão.

 

– Segundo dados do IPEA, o estado do Rio é o que tem a maior participação relativa do turismo na economia entre todos os estados do país. A melhor forma de potencializar isso é mapeando quais os problemas, as soluções que funcionam e no que o poder público pode ajudar para melhorar a experiência do turista, dos fornecedores e dos investidores. Este primeiro relatório demonstra em números como a retomada do turismo é importante para a cidade. O mês de janeiro de 2022, em comparação com janeiro anterior, teve 155% de crescimento de postos de trabalho no turismo carioca. Este tipo de dado nos ajuda a fazer políticas públicas baseadas em evidências – explicou o secretário de Turismo, Bruno Kazuhiro.

 

A primeira publicação traz uma análise sobre a geração de postos de trabalho ligados ao turismo na cidade ao longo do ano de 2021 e no mês de janeiro de 2022. Os setores abordados constam na lista das Atividades Características do Turismo (ACT), definidas pelo IPEA. Utilizando-se da metodologia adotada pelo Ministério do Turismo e IPEA, a Secretaria mapeou a geração de novos postos de trabalho na cidade pelos dados do CAGED. Os resultados demonstram a importância e a magnitude das atividades turísticas para a cidade.

 

– O Rio tem uma vocação natural para turismo e precisamos aproveitar ao máximo as oportunidades para desenvolver mais e melhor o setor. O ano de 2021 terminou com um saldo positivo de mais de 9,5 mil novos empregos formais na área, após uma perda de mais de dois mil postos de trabalho no primeiro semestre. Já em janeiro de 2022, os postos de trabalho ligados ao setor representaram 12,8% do total de vagas geradas – comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

 

Além do portal que será alimentado em caráter permanente e frequente com informações do setor pela Secretaria de Turismo, a pasta também desenvolveu um relatório bimestral, com dados e análises dos mais variados aspectos do setor como visitação de pontos de interesse, infraestrutura hoteleira, mercado de trabalho, chegada de turistas na cidade, entre outros. O painel pode ser acessado neste link.

Fonte: Prefeitura Rio

Leia também:

pt_BRPortuguese