Boletim InformativoNotícias

Prefeitura, HotéisRIO e Deat celebram parceria para ampliar o monitoramento da cidade

Para melhorar a segurança dos cariocas e visitantes, a Prefeitura do Rio, por meio do Centro de Operações Rio (COR), o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (HotéisRIO) e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) celebraram uma parceria para aumentar o monitoramento das regiões de maior movimentação turística da capital. Com o acordo, a Deat terá acesso às câmeras da Prefeitura que, em contrapartida, vai poder instalar novos equipamentos de vídeo no topo dos hotéis da Zona Sul e Centro.

– O COR está sempre em busca de melhorar o atendimento a ocorrências de mobilidade urbana e essa iniciativa nos permitirá a implantação de câmeras em coberturas de hotéis localizados em pontos estratégicos que iremos mapear. Além disso, essa parceria é muito importante porque permite que o monitoramento tenha outro foco, que é a segurança pública, feita pelos órgãos competentes – destacou o chefe-executivo do COR, Alexandre Cardeman.

Atualmente, são mais de mil câmeras de monitoramento, com previsão de ampliação para 10 mil até o fim do ano, instaladas pela PPP da Iluminação Pública – Consórcio Smart Luz.

A parceria foi firmada durante encontro, no dia 23 de fevereiro, que reuniu, no COR, Alexandre Caderman; a delegada da Deat, Patrícia Alemany; e a superintendente do HotéisRIO, Theresa Jansen.

Para a superintendente do HotéisRIO as câmeras, com zoom de até 42%, permitirão o monitoramento eficiente e o mapeamento dos pontos sensíveis de ocorrência de delitos. Uma ação que aumentará a segurança dos cariocas, turistas e da rede hoteleira. “Estamos muito felizes com esse avanço, principalmente, por saber da instalação de mais câmeras com esse alcance excelente, possibilitando maior precisão e agilidade na ação dos agentes de segurança”, afirmou a superintendente.

De acordo com a delegada Patrícia Alemany, a integração das câmeras do poder público com as do setor hoteleiro são uma iniciativa de grande valia para a segurança. Ela frisou que a combinação de tecnologia com ações de inteligência vai permitir a melhoria da segurança nos pontos turísticos.

Leia também:

pt_BRPortuguese