Ações RealizadasNotícias

Prefeitura e HotéisRIO devolvem bandeiras históricas da cidade do Rio ao seu devido lugar

Hoje a nossa cidade amanheceu mais glamourosa!!!?

O HoteisRIO através da parceria com a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação está devolvendo as bandeiras históricas da cidade, um importante símbolo para os cariocas.

O canteiro central da Avenida Princesa Isabel conta com 13 mastros para hasteamento do conjunto de bandeiras do Brasil, que é formado desde a primeira, usada na época do Descobrimento do Brasil até a atual, totalizando 13 bandeiras.

Todas as bandeiras que simbolizaram o Brasil até a Proclamação da República eram portuguesas e foram utilizadas no País desde Pedro Álvares Cabral até 1822, marcando e simbolizando períodos distintos da vida da nova nação que estaria por vir.

Expor essas bandeiras é trazer um pouco da história do nosso país, desconhecida por muitos brasileiros. Resgatar a nossa história, valoriza-la e divulga-la.

? Quando passar pela Avenida Princesa Isabel não esqueça de olhar para o alto e curtir as nossas bandeiras!!! ?


Confira a história das bandeiras:

Antes da atual, o Brasil teve mais 12 bandeiras. Essa história é recontada nesse conjunto, tradicionalmente
localizado em Copacabana.

Inaugurado em 1996, incluído no programa Rio Cidade, o canteiro central da Avenida Princesa Isabel conta com 13 mastros para hasteamento do conjunto de bandeiras do Brasil, que é formado desde a primeira, usada na época do Descobrimento do Brasil até a atual, totalizando 13 bandeiras.

A distribuição começa junto aos túneis de entrada e saída do bairro de Copacabana e termina com a nossa bandeira atual, junto à estátua da Princesa Isabel, na Avenida Atlântica.
Expor essas bandeiras é trazer um pouco da história do nosso país, desconhecida por muitos brasileiros e principalmente por estrangeiros, que se hospedam nos quatro hotéis existentes na Avenida. É resgatar a nossa história, valoriza-la e divulga-la.

Contando um pouco da história das bandeiras:
Todas as bandeiras que simbolizaram o Brasil até a Proclamação da República eram portuguesas e foram utilizadas no País desde Pedro Álvares Cabral até 1822, marcando e simbolizando períodos distintos da vida da nova nação que estaria por vir.

1 – AMÉRICA PORTUGUESA (1500 A 1816)
A primeira bandeira foi usada na época em que o território brasileiro era apenas parte da América Portuguesa e não possuía uma bandeira própria. E assim, por tradição, Portugal hasteava a bandeira do reino em todos os territórios pertencentes à sua Coroa.

2 – ORDEM DE CRISTO (1319 A 1651)
A partir deste período veio a bandeira da “Ordem de Cristo” que foi uma associação (entidade) que patrocinou as grandes navegações portuguesas, e sua bandeira chegou ao Brasil junto com as caravelas de Pedro Álvares Cabral, estampada em suas velas. Esse era o símbolo nacional dos portugueses e foi a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro.

3- BANDEIRA REAL (1500 A 1521)
A seguinte foi a “Bandeira Real” que também foi utilizada nas embarcações que chegaram ao território brasileiro, porém, apesar de ser a oficial, ela cedia espaço para a Ordem de Cristo nas expedições no mar. A Bandeira Real foi criada por João II (1455-1495) de Portugal, e continha o estandarte real branco junto com o brasão de armas do país.

4 – BANDEIRA DE DOM JOÃO III (1521 A 1616)
Essa bandeira foi utilizada durante o reinado de Dom João III de Portugal e marcou momentos importantes da história do Brasil, como as expedições colonizadoras de 1530, as capitanias hereditárias em 1534, na criação dos Governos Gerais em 1549 e na divisão do território brasileiro em dois Governos.

5 – BANDEIRA DO DOMÍNIO ESPANHOL (1616 A 1640)
A quinta bandeira do Brasil foi a “Bandeira do Domínio Espanhol” que vigorou enquanto Portugal foi ocupado pela Espanha, entre 1616 a 1640. A Bandeira do Domínio Espanhol foi criada pelo rei da Espanha e Portugal Felipe II (conhecido como Filipe III na Espanha). A nova bandeira manteve o escudo e a coroa da bandeira portuguesa, mas foram envoltos por cinco ramos em cada lado. Vale lembrar que durante o período que essa bandeira foi utilizada no Brasil ocorreram as invasões holandesas no Nordeste e o início da expansão bandeirante.

6 – BANDEIRA DA RESTAURAÇÃO (1640 A 1656)
Com a desocupação espanhola foi criada a “Bandeira da Restauração” que representava o ressurgimento do Reino Português. Dom João IV foi o rei que instituiu esta nova bandeira, mantendo o brasão de armas de Portugal, e acrescentado uma borda azul, que representa a veneração à padroeira do país, Nossa Senhora da Conceição.

7- BANDEIRA DO PRINCIPADO DO BRASIL (1645 A 1816)
A “Bandeira do Principado” foi a primeira criada exclusivamente para o Brasil, quando Dom João IV conferiu o título de “Príncipe do Brasil” a seu filho Teodósio, fazendo com que o território passasse a ser considerado um principado. Apesar de ser a primeira bandeira exclusiva, ela não foi a primeira bandeira nacional, visto que o Brasil ainda não era considerado uma nação independente.

8 – BANDEIRA DOM PEDRO II (1683 A 1706)
Diferentemente das demais a “Bandeira de Dom Pedro II” foi utilizada no auge das expedições dos bandeirantes, entre 1683 a 1706. Pela primeira vez foi incluído o retângulo verde, que é ainda é utilizado na atual bandeira brasileira.

9 – BANDEIRA REAL DO SÉCULO XVII (1600 A 1700)
A nona bandeira do Brasil foi criada por Dom Pedro II e utilizada com símbolo oficial do Reino, juntamente com a bandeira da restauração, do Principado do Brasil e da Bandeira de Dom Pedro II. Nessa bandeira foi acrescentada uma corrente, e a cruz vermelha da Ordem de Cristo.

10 – BANDEIRA REINO DO BRASIL (1815 A 1822)
A Bandeira do Reino do Brasil foi criada com a vinda da família real para o Brasil em 1808, marcada por uma série de mudanças no Reino. Uma delas foi a elevação do título de principado para Reino Unido, em 1815, o que fez com que a bandeira vigente mudasse novamente.

11 – BANDEIRA DO REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVE (1816 A 1821)
Exatamente em 1815 foi criado o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, porém o Reino só teve sua bandeira em maio de 1816. O Brasil foi representado na nova bandeira pela esfera azul. Essa bandeira presidiu as lutas contra a incorporação da Província da Cisplatina e a Revolução Pernambucana de 1817.

12- BANDEIRA DO REGIME CONSTITUCIONAL (1821 A 1822)
Por fim, essa foi a última bandeira portuguesa a tremular no Brasil como colônia, criada um ano depois que a monarquia absoluta foi abolida de Portugal, instituindo-se o regime constitucional. Ela foi a bandeira vigente entre 1821 a 1822 e esteve presente durante o Grito do Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, que deu início a emancipação política do Brasil.

13 – termina com a nossa bandeira atual, junto à estátua da Princesa Isabel

Leia também:

pt_BRPortuguese