Botafogo Bay in Rio de Janeiro
Botafogo Bay in Rio de Janeiro
NotíciasRio de Janeiro

Prefeitura do Rio lança novo protocolo para alertar sobre ondas de calor extremo

Um novo modelo de comunicação desenvolvido em colaboração entre as secretarias de Saúde, Ambiente e Clima, juntamente com o Centro de Operações Rio (COR), foi apresentado pela Prefeitura do Rio nesta sexta-feira (28/06). O protocolo visa alertar a população sobre cenários de risco relacionados a ondas de calor, utilizando como base o Índice de Calor, que considera tanto a temperatura quanto a umidade do ar.

O Índice de Calor será a principal métrica utilizada para classificar os níveis de calor e os respectivos impactos na saúde e na segurança pública. O modelo estabelece cinco Níveis de Calor (NC), cada um com diretrizes específicas para ações preventivas e de resposta:

  • Até o NC 3: Nível de alerta, onde medidas preventivas devem ser intensificadas devido ao aumento da temperatura e possíveis riscos à saúde.
  • NC 4: Zona de risco à saúde, caracterizada por temperaturas extremamente altas, como 42°C por duas horas consecutivas durante três dias seguidos. Este nível pode resultar na suspensão de atividades externas.
  • NC 5: Nível máximo de alerta, atingido quando as temperaturas ultrapassam 44°C por duas horas seguidas durante três dias consecutivos. Neste estágio crítico, medidas drásticas são tomadas, como o cancelamento de shows e eventos ao ar livre, e a interrupção de atividades externas em unidades de ensino, visando diminuir os riscos à saúde pública.

Além da apresentação do modelo de comunicação, foi anunciado que na próxima segunda-feira (01/07), será publicado um decreto que estabelece a criação de um comitê permanente para monitorar e responder a questões relacionadas às ondas de calor.

As informacoes sao do Diario do Rio.

Leia também: