NotíciasRio de JaneiroSegurança RJTurismo

PM reforça segurança com 10 mil policiais no RJ durante carnaval fora de época

Polícia Militar vai empregar 10 mil policiais no policiamento do estado durante o carnaval fora de época – o efetivo será utilizado ao longo dos feriados de Tiradentes e São Jorge.

Somente na região do Centro do Rio, a Secretaria de Polícia Militar vai agir com um reforço de 3.291 policiais, com a missão de patrulhar o entorno do Sambódromo.

“O Sambódromo será isolado – uma medida usada no mundo inteiro para grandes eventos. Só terá acesso quem vier assistir, participar ou trabalhar no evento. Por isso pedimos que os moradores da região transitem por aqui com comprovante de residência“, afirmou o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Ivan Blaz.

Segundo ele, haverá 49 pontos de bloqueio ao redor do sambódromo – esses locais de interceptação funcionarão a partir da noite desta quarta (20) até a próxima segunda-feira (25).

Patrulha Maria da Penha

 

Segundo a PM, um diferencial deste ano será a atuação do Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida. Além de prestar atendimento em situações de emergência para coibir crimes contra a mulher, os policiais militares do programa distribuirão ventarolas impressas com objetivo de esclarecer os limites legais entre uma paquera e o assédio.

Cinco equipes do Patrulha Maria da Penha estarão nas áreas de desfile – duas delas na área central da capital – uma no Sambódromo e outra na Central do Brasil.

Haverá, ainda, equipes na Avenida Intendente Magalhães, Zona Norte do Rio; no Caminho Niemeyer, em Niterói; e na área do Cabofolia, Praia do Forte, em Cabo Frio.

Delegacia temporária na Sapucaí

 

A partir desta quarta (20), a Secretaria de Polícia Civil vai montar uma estrutura temporária no Sambódromo, na altura do Setor 11, para agilizar o atendimento a quem for assistir aos desfiles e precisar de atendimento policial.

Ao todo, 122 policiais, entre agentes, peritos e delegados, vão atuar avenida até o domingo (24), além do próximo dia 30, quando será realizado o desfile das campeãs.

As delegacias da cidade também receberão reforço com 1.284 policiais.

Um dos destaques será a ação do Departamento-Geral de Atendimento à Mulher junto ao público feminino. Haverá distribuição de folhetos com os endereços de onde buscar ajuda policial em caso de violência doméstica.

A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) também estará no Sambódromo para dar suporte e registrar ocorrências dos turistas que estarão curtindo os desfiles.

Fonte: G1

Leia também:

pt_BRPortuguese