Notícias

Parque Lage terá curso voltado às artes gráficas coletivas

Palácio do Parque Lage – Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

 

Totalmente on-line, curso ”Gráfica de Ação Coletiva” acontece de janeiro a fevereiro com a chancela da Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, terá diversos cursos durante as férias de verão, tanto na modalidade presencial quanto virtual. E um deles será o ”Gráfica de Ação Coletiva”, comandado pelos amigos Jandir Jr. e Lucas Icó. Totalmente on-line, o curso tem como objetivo principal proporcionar dinâmicas em que livros de artistas, colagens, cartazes, zines, cartografias, narrativas, textos e pesquisas sejam produzidos em grupo.

Ademais, os conceitos centrais que conduzirão o referido curso são artes gráficas, cartografia, design gráfico, práticas plástico-discursivas e estético-políticas, e pesquisa-ação. Para Jandir, um dos intuitos é mostrar que a arte é muito mais ampla do que o que se pensa sobre ela no senso comum.

”O mais comum é pensar em cartazes e livros quando ouvimos falar de ‘materiais gráficos’, mas sabemos a importância de ampliar os exemplos quando pensamos nas gráficas tomando a vida pública: placas, colagens na cidade, camisetas… Até sinalizar com as mãos, quem sabe, pode grafar a vida em sociedade. Os exemplos são muitos, e pretendemos abordá-los, criar exercícios coletivos, bem como apresentar grupos que usam dessas estratégias”, explica, antes de complementar.

”Para 2022, juntos, eu e Lucas pensamos a próxima Gráfica de Ação Coletiva como uma oficina, um local de fazer junto, ou como uma gráfica daquelas, cheia de impressoras, mas que seja mais um lugar de aprendizado do que uma prestadora de serviços. Como um ateliê”, conclui.

É importante destacar que o Gráfica de Ação Coletiva acontecerá toda quarta-feira, das 18h às 21h, entre os dias 12 de janeiro e 02 de fevereiro. O valor da matrícula é R$ 380.

Agência Transitiva & Como Clube, 2014 – Foto: Divulgação

SERVIÇO

Curso ”Gráfica de Ação Coletiva” – EAV Parque Lage

  • Período: 12 de janeiro a 02 de fevereiro de 2022
  • Dia e Horário: Quartas-feiras, das 18h às 21h
  • Modalidade: On-line
  • Preço: R$ 380
  • Inscrições

Fonte: Diariodorio

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: