Notícias

Ocupação hoteleira no Rio dá sinais de crescimento após resultados recentes

Para o segundo semestre de 2021, a situação do mercado hoteleiro parece estar surfando uma onda de bons resultados: a Associação dos Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH) comunicou que a ocupação hoteleira no interior do Rio em julho deste ano ficou próxima do nível que estava antes da pandemia, uma vez que com média de 51% de ocupação nos hotéis significa um resultado de aproximadamente 7% abaixo do registrado no período em 2019. Em setembro, o cenário está sendo ainda mais positivo: no feriado de 7 de setembro, os hotéis do Rio de Janeiro registraram a maior ocupação desde o início da pandemia, sendo que no interior, a lotação média foi de 81%, indicou a ABIH.

Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações

Segundo levantamento realizado pelo Hotéis Rio, divulgado nesta semana, os bairros com maior procura por reservas nas últimas semanas foram Ipanema/Leblon, com 92% dos quartos reservados, seguido por Flamengo/Botafogo com 85% e Leme/Copacabana, com 84%. A rede B&B Hotels possui duas unidades em Copacabana, e divulgou recentemente que ambos os hotéis tiveram ocupação máxima nos finais de semana de agosto, além de alta ocupação em seu outro hotel, na zona Norte da cidade. A marca comunicou o aumento de membros na equipe comercial, devido à recente demanda e o otimismo para os próximos feriados e finais de semana de 2021.

A Rodoviária do Rio divulgou recentemente uma estimativa de que entre 3 e 8 de setembro, o número de viajantes foi de mais de 130 mil pessoas, entre embarques e desembarques, distribuídos em 4.440 ônibus. Em julho, o portal Mercado e Consumo havia divulgado pesquisa que apontava que 48% dos brasileiros pretendiam realizar uma viagem a lazer nos próximos 6 meses. Já em am agosto, a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) reforçou a tese de melhora na perspectiva do mercado, informando que com o avanço da vacinação (mais de 100 milhões de pessoas já estão com o plano de vacinação completo no país), o cenário pós-pandemia é de que o consumo tem a tendência de voltar a crescer, mesmo com o desemprego em alta, e o dinheiro das famílias pode ser direcionado novamente para viagens, lazer, turismo e outras atividades relacionadas.

Segundo levantamento da Decolar, o Rio de Janeiro é o destino nacional mais escolhido para o Réveillon, enquanto que o portal Hotelier News reporta que membros do mercado já indicam uma ocupação prevista de 100% no Réveillon.

Fonte: Terra

Leia também:

pt_BRPortuguese