Notícias

MTur oferta novo curso de Libras a profissionais de turismo

Curso online e gratuito é oportunidade para profissionais de turismo se destacarem no mercado de trabalho. Crédito: Divulgação

Para melhorar a experiência de viajantes que possuem capacidade auditiva reduzida em destinos turísticos, o Ministério do Turismo tem atuado para incentivar e promover o turismo acessível. Por meio de uma parceria com o Instituto de Educação de Rondônia (IERO/Acelibras), estão abertas as inscrições para o curso online e gratuito “Libras para atendimento ao público”. As inscrições vão até o dia 15 de março e os interessados podem se inscrever clicando AQUI.

A qualificação é direcionada a profissionais de turismo ou de outras áreas, além de estudantes que atuam ou desejam atuar no setor, com foco no atendimento ao turista.

O curso tem carga horária de 120 horas e possui três módulos: contexto histórico-cultural e aspectos linguísticos 1 e 2. O conteúdo é voltado para alunos iniciantes, que aprenderão desde o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) até à formação de frases e estarão aptos a se comunicarem ao final do curso. Também estão incluídos temas do dia a dia, como profissões, gastronomia, esporte, transporte, natureza, entre outros.

A parceria entre o MTur e a IERO/Acelibras soma-se aos esforços da Pasta em ampliar e desenvolver a qualificação de profissionais do turismo. Este é o segundo curso de libras gratuito ofertado pelo Ministério do Turismo neste ano. Em janeiro, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o Ministério do Turismo abriu inscrições para qualificação em conhecimento básico de Libras, com carga horária de 90h.

QUALIFICAÇÃO – Outros acordos de cooperação já firmados também promovem capacitações em diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de agregar aos diferentes segmentos turísticos.

É o caso do curso Especialização Técnica em Atrativos Culturais em Turismo das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil (ANCTUR), promovido pela a Universidade Federal do Tocantins (UFT), em conjunto com o MTur. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro. (Clique aqui para se inscrever). Outra parceria entre o MTur e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também oferece cursos em turismo e idiomas, além de áreas correlatas. (Clique aqui para conhecer os cursos disponíveis).

Fonte: Ministério do Turismo

Leia também:

pt_BRPortuguese