NotíciasTurismo

MTur divulga cartilha do Plano Diretor Orientado aos gestores de Turismo

Já está disponível, no portal do Ministério do Turismo (MTur), o Plano Diretor Orientado ao Turismo. CLIQUE AQUI e tenha acesso. O material é destinado a apoiar gestores municipais, em especial do turismo, em seus processos de planejamento e gestão do território.

O material do MTur, desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), traz um passo a passo para que municípios turísticos ou com potencial turístico possam alavancar o desenvolvimento municipal por meio do fortalecimento da capacidade técnica e institucional dos gestores.

Entre os temas que serão encontrados pelos gestores na cartilha estão informações a respeito do que é um plano diretor; como definir uma equipe técnica e realizar um diagnóstico crítico e participativo; definir princípios, diretrizes e objetivos; como definir estratégias, prever e captar recursos para a execução; entre outros temas.

O Plano Diretor Orientado ao Turismo é um suporte orientativo para que municípios turísticos elaborem os seus respectivos Planos Diretores, buscando direcioná-los ao desenvolvimento e ao aproveitamento de espaços e atrativos turísticos. O MTur visa, ainda, apoiar as cidades no que diz respeito a temas como turismo sustentável, geração de renda e empregos, garantia da acessibilidade e vitalidade dos espaços urbanos turísticos.

CAPACITAÇÃO – Com o intuito de capacitar gestores municipais, o MTur realizou oficinas de disseminação do Plano Diretor Orientado ao Turismo. Foram cinco oficinas realizadas, de forma on-line, nas regiões brasileiras, contando com a participação de técnicos do Ministério que ministraram instrução e esclareceram dúvidas. As capacitações foram realizadas entre os dias 30 de maio a 3 de junho de 2022 e contemplaram as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul.

Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: