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Ministério do Turismo lança Catálogo de Soluções Tecnológicas para DTI

 

Publicação reúne inovações tecnológicas na área de turismo desenvolvidas por micro e pequenas empresas, startups e órgãos públicos. Crédito: Divulgação

Olançamento do Catálogo de Soluções Tecnológicas para Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foi um dos destaques de reunião virtual da Câmara de Turismo 4.0 realizada nesta quinta-feira (10.11). A publicação, elaborada pelos ministérios do Turismo; da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Instituto Ciudades del Futuro (ICF), da Argentina, reúne inovações tecnológicas na área de turismo desenvolvidas por micro e pequenas empresas, startups e órgãos públicos. (Acesse AQUI).

O objetivo do catálogo é facilitar o acesso de gestores do setor a soluções que, especialmente no período pós-pandemia de Covid-19, auxiliem os destinos nacionais a melhorar sua competitividade turística, aproximando a oferta e a procura por projetos no ramo. Além disso, o documento busca constituir uma importante vitrine para os responsáveis pelos serviços disponibilizados, a fim de valorizar ações empreendedoras voltadas ao segmento turístico.

A Câmara de Turismo 4.0 resulta de um acordo de cooperação técnica firmado em outubro de 2020 entre o MTur e o MCTI. Composta por integrantes dos dois órgãos, de outras pastas públicas federais, estaduais e municipais e representantes da iniciativa privada, o colegiado têm como objetivos identificar gargalos à adoção de ferramentas tecnológicas na área, fomentar o desenvolvimento de inovações e incentivar a criação de startups voltadas ao segmento, entre outros propósitos.

Na reunião, a coordenadora-geral de Produtos Turísticos do MTur, Tatiana Petra, enalteceu o trabalho do grupo e apontou conquistas. “Essa Câmara foi o pontapé para vários trabalhos, como a criação do Modelo Metodológico DTI Brasil, que se tornou uma estratégia nacional e conquistou posicionamento entre DTI do mundo todo; e o ingresso na Rede Ibero-americana de DTI, do qual o Brasil faz parte e vem colaborando na sua formação”, comentou.

Iniciada em 2020, a realização inédita de um projeto-piloto de implantação de DTI no Brasil contou com a participação de duas cidades de cada região do país: Brasília (DF) e Campo Grande (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). No último mês de agosto, todos receberam certificados de “DTI em Transformação”.

Também presente à reunião, o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, Henrique Miguel, ressaltou o empenho por melhorias. “A Câmara de Turismo traz o desafio de inserir, evidenciar e implementar soluções no turismo, buscando soluções no nosso meio, de ciência, tecnologia e inovação, em parceria com as cidades. E nós identificamos nessas diretrizes a importância do turismo ao desenvolvimento do país”, salientou.

ENTREGAS – O encontro virtual desta quinta-feira reuniu, ainda, a coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos do MTur, Bárbara Blaudt, que lembrou que o órgão disponibiliza o Manual Metodológico DTI Brasil. A publicação é voltada à implantação de destinos do tipo (Acesse AQUI). Também já está disponível uma cartilha digital sobre o processo de transformação de cidades em DTI, explicando os conceitos envolvidos e os eixos metodológicos aplicados. (Acesse AQUI)

Na reunião, Everton Goursand, da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, detalhou o apoio ao desenvolvimento de soluções tecnológicas no setor. Já Juliana Bettini, especialista em turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), informou que seguem até 18.11 inscrições no processo seletivo organizado junto ao Sebrae Nacional para auxílio à implementação de estratégias de DTI em 10 destinos turísticos brasileiros, englobando os eixos de governança, tecnologia e promoção e marketing (Acesse AQUI o edital).

O encontro virtual também contou, entre outros, com a participação de Régis Oliveira, gerente da Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.br) da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Oliveira abordou o funcionamento do sistema, que tem como finalidade promover a colaboração, o incentivo, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática no âmbito do governo federal.

INOVAÇÃO – No último mês de setembro, o MTur, em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, lançou o “Perfil do Turista” na plataforma Gov.br. A iniciativa reúne, em um só lugar, informações e serviços públicos de vários órgãos federais voltados a turistas e a empresários do setor, como a pesquisa de guias de turismo, a emissão de passaporte e do Certificado Internacional de Vacinação, entre outros. (Acesse AQUI)

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Diario do Rio

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