EventosNotícias

‘Meu Primeiro Festival’ acontece no Passeio Público, no Centro do Rio, em maio

Foto: Renato Mangolin
Festival de música infantil terá shows e oficinas com programação gratuita para a criançada

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, o Meu Primeiro Festival, um festival de música para crianças, estará de volta ao Passeio Público, no Centro do Rio, em sua segunda edição. Com programação gratuita, o evento tem o público infantil como protagonista e a música é o que dá o tom aos shows, oficinas, cortejos e intervenções, divididas em três dias de festival.

Além disso, o evento conta com instalações interativas, mais de 20 food trucks e food bikes, cenografia voltada para sustentabilidade e acessibilidade. A expectativa é de receber cerca de 18 mil pessoas.

“Estamos imensamente felizes por retornarmos ao Passeio Público e presentearmos as famílias cariocas com a segunda edição do Meu Primeiro Festival. Somente com a união de grandes patrocinadores, por meio das leis federal, estadual e municipal de apoio à cultura, foi possível viabilizar esta programação incrível, com toda estrutura necessária para receber os pequenos e suas famílias. Os conceitos fundamentais do Meu Primeiro Festival – qualidade, acessibilidade e sustentabilidade -, são compartilhados por todos os nossos parceiros e fornecedores, gerando o clima de um verdadeiro “picnic no parque” com muita música e atividades de arte-educação. As crianças são o futuro, e o nosso futuro é com cultura!”, afirma Steffen Dauelsberg, organizador do Meu Primeiro Festival.

Os portões se abrirão sempre às 10h da manhã para que, logo cedo, os pequenos possam aproveitar o dia no parque com uma programação toda pensada para a infância e suas descobertas. Durante o evento, eles terão a oportunidade de escutar as apresentações musicais de diferentes estilos. Entre as atrações, está o espetáculo musical da cantora e compositora Bia Bedran e a Banda Cabeça de Vento, além de orquestras, bloquinhos de carnaval com cortejo do Céu na Terra e Boi Roncador, show da Companhia de Aruanda, que é formada por jovens jongueiros da Serrinha, Farra de Brinquedos com Pedro Miranda e, ainda, Hamilton de Holanda, que preparou uma apresentação exclusiva para o Festival.

Serão mais de 50 oficinas acontecendo durante todos os dias, com teatro, musicalização, marionete, dança, circo e muitas brincadeiras. Entre elas estão as cantigas de roda, brincadeiras de circo, construção de brinquedos e danças populares com o Instituto de Arte Tear, na sexta-feira, dia 13/05.

Já no sábado (14/05), a criançada poderá se divertir com artes plásticas, teatro, música, culinária, expressão corporal, literatura e pesquisa com a Oficina Tabladinho, que atua há 60 anos com educação infantil. Tudo isso, além da oficina de percussão com o Bloco do Sargento Pimenta e de musicalização e construção de burrinhas com a galera do Boi Roncador.

O domingo (15/05) segue com uma programação recheada de arte como as oficinas de marionete do Mr Bruno, atividades circenses com o Circo Místico e música com o Farra de Brinquedos. Em todos os dias o Sonori EcoParque fará exposições únicas e itinerantes criadas para experiências artísticas interativas, intuitivas e ecológicas no Meu Primeiro Festival. Para participar, serão disponibilizadas 50% das vagas pelo site e as outras 50% ficam disponíveis no próprio local do evento.

O Meu Primeiro Festival é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Enel, patrocinado por Eletrobrás Furnas e Repsol Sinopec. Apoiado por PwC Brasil, Beep Saúde e Windsor Hoteis. Tem o apoio institucional da Folguedo, Tabladinho, Fundação Parques e Jardins e Rio Evento. É produzido pela Dellarte Soluções Culturais e realizado pelo Instituto Dellarte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal Pátria Amada Brasil.

  • Serviço:
  • Meu Primeiro Festival
    Data: 13, 14 e 15 de maio
    Horário: 10h às 18h
    Local: Passeio Público do Rio de Janeiro
  • Entrada gratuita
  • Endereço: Rua do Passeio, Centro do Rio

Confira a programação completa:

Sexta, 13 de maio – 10h às 18h:
Bia Bedran, Céu na Terra, Circo do Macaco Prego, Cyclophonica, Mr Bruno, Orquestra Sinfônica Mariuccia Lacovino, oficinas e apresentações do Sonori EcoParque. *Programação sujeita a alteração.

Sábado, 14 de maio – 10h às 18h:
Bloquitcho de Carná, Companhia de Aruanda, Cortejo do Boi Roncador, Cyclophonica, Hamilton de Holanda, Histórias de Brincar, Mamulengo Flor Mimosa, Sargento Pimenta Little Be. *Programação sujeita a alteração.

Domingo, 15 de maio (Dia Internacional da Família pela ONU) – 10h às 18h: Banda de Palhaços, Bloquitcho de Carná, Cyclophonica, Farra dos Brinquedos, Mr Bruno, Olá de Novo, Orquestra Popular Tuhu, Virtual e as Crianças. *Programação sujeita a alteração.

Fonte: Diario do Rio

Leia também:

pt_BRPortuguese