Após criar e dirigir cinco bem-sucedidas edições do maior encontro B2B de turismo LGBT+ da América Latina, o executivo Alex Bernardes dá um passo à frente e apresenta ao mercado o seu novo produto, a LGBT+ Turismo Expo. O evento, agora independente, migra da capital paulista para a Cidade Maravilhosa e abre novas frentes para reforçar seu papel na geração de conhecimento e reflexão sobre as demandas desse perfil de viajante.
A ida do evento para o Rio de Janeiro em 2022, com a apresentação da Setur-RJ e TurisRio, insere ainda mais o encontro no contexto de atração do viajante LGBT+, já que a cidade e suas praias são atrativos conhecidos e apreciados mundo afora. “O Rio de Janeiro é porta de entrada para o turista LGBT no Brasil, mas a cidade nunca tinha feito um grande evento de profissionalização para a cadeia de atendimento. Isso nos aproximou da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e o desenrolar das conversas culminou na mudança de cidade”, revela Bernardes.
“A LGBT+ Turismo Expo que está vindo para o Rio de Janeiro mostra a força e a importância do turismo LGBT+. Esta é uma das marcas do Rio de Janeiro e reforça o compromisso do nosso destino com o bem receber das pessoas, o bem receber da diversidade. Os cariocas abraçam todos os seus visitantes, com todas suas características, diversidades, culturas, gente do mundo inteiro e o evento reforça essa nossa vocação para o estado do Rio de Janeiro”, celebrou Sávio Neves, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro.
Segundo Alex Bernardes, o título destaca as múltiplas possibilidades adicionadas ao eixo de conhecimento que consolidou o evento. “A programação deste ano vai além de um fórum, o que nos levou a renomear o encontro para destacar essas mudanças”, diz.
Vale lembrar que a LGBT+ Turismo Expo segue com o mesmo objetivo, voltado à capacitação dos profissionais do turismo por meio de palestras, workshops, debates e cases de sucesso. “As reflexões ajudam agentes de viagens, operadores, hoteleiros e todos os que trabalham na indústria a expandir o escopo de atuação, apoiando todo o trade no desenvolvimento de produtos e serviços voltados ao turista LGBT+”, explica Bernardes.
A edição 2022 do LGBT+ Turismo Expo já conta com players de peso do mercado de turismo. Um deles é a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul que, neste ano, tem a cota Master de patrocínio. “A equipe está muito feliz com o apoio à LGBT+ Turismo Expo porque entendemos a importância deste segmento para o nosso mercado e para o Brasil. Sabemos a importância de nos posicionar como destino friendly e estamos preparados para isso, pois estamos trabalhando o nosso trade há alguns anos sobre esse tema. Temos certeza que será um belo evento, com o Mato Grosso do Sul tendo destaque para que o número de turistas cresça cada vez mais e que todos venham conhecer as belezas de nosso estado”, destacou Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Outro player importante que se junta ao evento é Portugal. O destino tem investido em campanhas para atração do turista LGBT+. Para além disto, a cidade do Porto receberá, no início de julho, o primeiro festival de música LGBTQIA+, o LGBT+ Music Festival.
“Além de ser um dos melhores destinos turísticos do mundo, Portugal é um país inclusivo e que recebe todos da mesma forma, sem olhar cor da pele, religião, país e cultura de origem, gênero ou orientação sexual. Nos destacamos pelo caráter afável e humanista do nosso povo. Portugal e os portugueses continuam a ter todos os atributos e competências que nos levaram ao topo, pelo que a ambição se mantém: liderar o turismo do futuro, regenerando o nosso destino através de um forte propósito de receber todos e respeitar todas as diferenças”, reforçou Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal para o Brasil.
A LGBT+ Expo Turismo será realizada no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, em 26 de julho, com expectativa de receber 450 participantes – 20% a mais que em 2019, última edição 100% presencial. “O cenário não poderia ser melhor! Além da estrutura completa e da localização privilegiada, o hotel é membro da IGLTA, cumprindo todas as premissas da Associação e da própria Accor, que executa um trabalho fantástico dentro do segmento”, destaca.
Novidades
Além da área principal, uma segunda sala será dedicada a sessões educacionais focadas em boas práticas no atendimento e voltadas a hoteleiros, profissionais que atuam com receptivo, guias de turismo e colaboradores de restaurantes e bares, entre outros. O conteúdo técnico e a divulgação de dados relacionados ao mercado somam-se à palestra especial focada em estratégias para atração desse perfil de viajante e à criação de uma área de exposição com cerca de 35 destinos, empresas e marcas de peso que já atuam no mercado LGBT+.
LGBT+ Brasil Famtour
A parceria com a Setur-RJ e TurisRio trouxe outra importante novidade para o encontro. Pela primeira vez, o evento terá uma viagem de familiarização com agentes e operadores internacionais pelo estado do Rio de Janeiro. O público-alvo é formado por profissionais da América Latina, Estados Unidos e Europa que já atuam no segmento e terão a oportunidade de conhecer novos destinos e produtos turísticos para criar pacotes que expandem a visitação para além da Cidade Maravilhosa.
Durante uma semana, o grupo irá visitar os principais destinos turísticos do estado fluminense, incluindo Angra dos Reis, Búzios e Paraty. O pré-requisito para participação é que o profissional seja membro da IGLTA, o que garante o compromisso com o segmento.
Foco em tendências
O evento sempre foi conhecido por trazer dados atuais e tendências para provocar reflexões que tenham impacto no atendimento, premissa que segue inalterada para a edição 2022. Os debates programados para este ano incluem temas como grandes eventos, sazonalidade e empregabilidade. Confira!
Painel 1: Importância do turista LGBT+ em grandes eventos;
Painel 2: Turismo LGBT+ como alternativa para movimentação na baixa temporada;
Painel 3: Empregabilidade LGBT+ no setor de turismo;
Painel 4: Turismo LGBT+ em destinos menores.
Palestra especial:
“Como ser assertivo no marketing de atração de turistas LGBT+”
Leandro Aragonez, coordenador de parceiros globais da IGLTA
Para a edição 2022, já estão confirmadas as participações da TurisRio, Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (RJ), Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Fairmont Hotel Rio de Janeiro Copacabana, Miami e Fort Lauderdale (EUA), Hotéis Vila Galé, Rede Accor Hotéis, RCD Hotels e CC Hotels, Ministério do Turismo do Uruguai, Inprotur Argentina, Ministério do Turismo de Israel no Brasil, Out Asia Travel, XCaret Hotels, Setur-RS, Setur São Luís, Setur Recife, Empetur, R1 Soluções Audiovisuais, Copa Airlines e Curaçao, além dos apoios institucionais do, RioCVB e Abav RJ.
A LGBT+ Turismo Expo conta com a chancela e o apoio da Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA). Outras empresas apoiadoras serão anunciadas em breve.
Serviço
LGBT+ Expo Turismo
26 de julho de 2022, das 8h30 às 18h
Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
www.lgbtmaisturismoexpo.com.br
Fonte: Gaytur