Notícias

Ipanema receberá a 5ª edição da FestRio neste domingo

FestRio – Imagem: Divulgaçãov

O evento judaico já está consolidado no calendário oficial da cidade e atrai o mais variado público, com as suas atrações

Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, receberá no próximo domingo (20/03), das 10h ás 18h, a 5ª edição da FestRio, tradicional festa judaica, já consolidada no calendário oficial carioca. O evento é organizado pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi).

O secretário Municipal de Governo e Integridade PúblicaMarcelo Calero, destacou a importância da realização FestRio para o combate à intolerância religiosa e a celebração da milenar cultura judaica.

“Fazer parte desta nova edição do FestRio, neste momento de retomada das atividades da cidade, é um excelente sinal: os eventos ressurgem em torno de temas importantes como combate à intolerância religiosa e a celebração da cultura judaica, tão fundamental para a construção da identidade da cidade do Rio de Janeiro”, afirmou Calero.

Já o presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro, Alberto David Klein, celebrou o retorno às atividades presenciais, após todos os desdobramentos da pandemia de Covid-19. Para ele, a FestRio representa um momento de reencontro, onde serão discutidos assuntos que impactam de forma profunda a humanidade, como o Holocausto.

“Temos certeza de que a FestRio deste ano será memorável porque há um ambiente de congraçamento no retorno às festas de rua, logo depois de um período muito pesaroso de pandemia. Faremos ainda um debate imperdível e que virá para contribuir com esclarecimentos sobre o Holocausto, acentuando a mensagem de respeito à diversidade, algo que percebemos essencial nos dias de hoje”, destacou o presidente da FIERJ.

Suzana Bennesby, diretora de marketing da FIERJ, comentou que, em 2022, o evento contará com inúmeras atrações para os mais variados públicos.

“É um grande evento, que ocorrerá com programação cultural das 10h às 18h. Haverá um palco central com shows, exibições de dança, e programação voltada às crianças, com muitos jogos e brincadeiras. Teremos também uma Tenda Cultural com palestras. O tema das mesas montadas pela organização é o debate sobre o Holocausto, que tem movimentado amplas discussões na mídia e na sociedade. As mais de 60 barracas oferecendo artesanato, comidas típicas e outras culinárias vão estar montadas das 10h às 20h”, detalhou a diretora de marketing da FIERJ.

PALCO CENTRAL

10h – Abertura 5” FESTRIO JUDAICO

10h15 – Coral Hebraico Beseder

10h35 – Apresentação de Krav Maga

10h50 – Grupo Hebraica, apresentação de dança

11h10 – Kineret, apresentação de dança

11h40 – Chazit apresentação de dança

12h – Aula de Arkada

12h40 – Banda Barilan

13h20 – Banda Betar

13h40 – Banda Liessin

14h – Banda Viver com Idish

14h45 – Show Amanda Kac Nigri

15h15 – Show Dani Flomin

15h45 – Show Cora Cherman

16h15 – Show Varda

17h – Show George Israel

Tenda Cultural

Fundação RJZ

10h: “Mulheres judias que fizeram história”, a autora Sabrina Sciama falará do tema com a WizoRio e o Conselho Juvenil.

12h: “Segunda Guerra e Holocausto, o impacto na história mundial”, com o jornalista e pesquisador José Roitberg.

14h: “Cristãos-Novos e Judeus na História Militar do Brasil”, com o escritor e historiador Israel Blajberg.

16h: Roda de conversa com as autoras do livro “O Moinho, revisitando a minha história”. Uma sobrevivente do Holocausto narra a saga da sua família fugindo do inferno nazista. Participam Rolande Fishberb e Sofia Débora Levy.

Fonte: Diario do Rio

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: