Notícias

Ipanema 128 anos: Conheça a história e os melhores hotéis do Bairro

O nome “Ipanema” faz referência a uma região do atual município de Iperó, no estado brasileiro de São Paulo, onde José Antônio Moreira Filho (1830-1899), feito segundo Barão de Ipanema em 1847 (e conde em 1868), tinha uma metalúrgica. Essa metalúrgica, chamada Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, se localizava aos pés do Morro de Ipanema e havia sido fundada por seu pai, o primeiro Barão de Ipanema. José Antônio Moreira Filho investiu seu capital na região atualmente ocupada pelo bairro de Ipanema, fundando a Villa Ipanema. Com esse nome, homenageava o seu local de nascimento, a vila de São João de Ipanema, hoje pertencente ao município de Iperó.

O desenvolvimento da Villa de Ipanema se intensifica a partir do início do século XX, quando a cidade do Rio de Janeiro ruma da região Central para o Sul a partir dos bairros do Flamengo, Botafogo e posteriormente Copacabana, Ipanema e Leblon. Os terrenos de praia passam a cair no gosto da população e as linhas de bonde inauguradas em 1902 facilitam a urbanização da Villa de Ipanema, ainda um areal despovoado. O chafariz das Sacaduras do velho convento da Ajuda, demolido para dar lugar ao Teatro Municipal, foi transferido para a Praça Ferreira Viana, hoje General Osório. Em 1918, foram erguidos na então Rua 20 de Novembro, hoje Visconde de Pirajá, o Colégio dos Franciscanos e a Igreja Nossa Senhora da Paz. A primeira missa na Igreja foi celebrada contudo, somente em 12 de maio de 1921.

Pedra Portuguesa

O projeto paisagístico das calçadas de Ipanema é do arquiteto e paisagista Renato Primavera Marinho, em comemoração do quarto centenário da cidade.

Comércio

O comércio de luxo vem crescendo no bairro: lojas e butiques como Osklen e Farm têm suas origens ligadas ao bairro. As sedes de grandes joalherias como Amsterdam Sauer e H. Stern também são localizadas em Ipanema. Grandes marcas internacionais como Mont Blanc e Louis Vuitton também escolheram lojas em pontos do bairro. Estas lojas se concentram nas ruas Garcia D’Avila e Visconde de Pirajá (principalmente na Galeria Forum de Ipanema) e Maria Quitéria.

O bairro ainda possui alguns dos melhores e mais tradicionais bares e restaurantes do Rio de Janeiro, como o Bar Garota de Ipanema, onde Vinícius de Morais criou a famosa canção homônima. Podemos citar, também, o Bar Vinte, na Rua Visconde de Pirajá, onde antigamente o bonde fazia a volta e o bar Paz e Amor, na esquina das ruas Garcia D’ávila e Nascimento Silva.

O primeiro supermercado da rede Zona Sul, conhecida pelo seu padrão de qualidade e serviço, se encontra próximo à Praça General Osório. Além das feiras de frutas e verduras nas praças General Osório e Nossa Senhora da Paz, aos domingos acontece a tradicional Feira Hippie, com venda de artesanato e quadros.

Demografia

A população do bairro caiu de 46 808 habitantes, em 2000, para 42 743 em 2010.

Escolas tradicionais como o Colégio Notre Dame e Colégio São Paulo e a Universidade Cândido Mendes estão presentes no bairro.

  • Escolaridade: 12,54 anos (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo do ano 2000)

A expectativa de vida média do bairro (homens e mulheres) é de 77,6 anos (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo do ano 2000).

Melhores hotéis de Ipanema

  • Arena Ipanema Hotel

O mais novo hotel na região em uma das áreas mais charmosas e badaladas do Rio. O Arena Ipanema oferece 136 apartamentos, todos com Wi-Fi e vista para o parque Garota de Ipanema, localizado na praia de Ipanema.  Mesclando elegância despojada com conforto convidativo, todos os 136 apartamentos do Arena Ipanema Hotel misturam a essência do luxo de 4 estrelas com a espetacular beleza natural e a energia vibrante do Rio de Janeiro. Espaços claros e abertos, móveis contemporâneos, cores e texturas sofisticadas oferecem a acomodação relaxante ideal para viagens de negócios e férias em Ipanema.

Descubra, viva e sinta-se parte de um dos bairros mais charmosos do mundo.

  • Tulip Inn Ipanema

O Tulip Inn Rio de Janeiro Ipanema é uma das melhores opções de hotel para se hospedar no Rio de Janeiro. Ótima localização, uma completa infraestrutura de lazer com piscina, sauna e academia, apartamentos espaçosos, confortáveis, na categoria Superior possuem cozinha, e um delicioso café da manhã já incluso na diária. Aproveite!

  • Praia Ipanema Hotel

Praia Ipanema Hotel | Rio de Janeiro

Berço da Bossa Nova e fonte de inspiração da canção brasileira mais conhecida no mundo, o Praia Ipanema Hotel está localizado no bairro mais nobre e charmoso do Rio, onde tendências são criadas, experiências compartilhadas e memórias perpetuadas. O lifestyle de Ipanema, que é refletido em nossas acomodações, desde a recepção à cobertura, sempre contagia os hóspedes. Estar localizado na Vieira Souto nos presenteia com uma vista 360° de nossa cobertura, que contempla a Estátua do Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Praia do Arpoador, de Ipanema, do Leblon e o Morro Dois Irmãos, fazendo com que cada foto tirada em momentos de descontração torne-se um emoldurável cartão postal.
Visitar a Cidade Maravilhosa é sempre um prazer e nos preparamos para oferecer uma experiência incrível aos nossos hóspedes com nosso atendimento diferenciado e ambientes ímpares, possibilitando uma experiência inesquecível do check-in ao check-out.
  • Hotel Vermont Ipanema

Hotel Vermont | Ipanema - Rio de Janeiro - Faça sua reserva Online

O tradicional Hotel Vermont está localizado no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, em uma das esquinas mais famosas da cidade, a poucos passos da Praia de Ipanema e da Lagoa Rodrigo de Freitas, a uma quadra da estação de Metrô Nossa Senhora da Paz. Aqui, entre as ruas Vinicius de Moraes e Farme de Amoedo, você estará junto aos melhores centros gastronômicos e de moda do Brasil.

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: