Notícias

HotéisRIO e ABIH-RJ integram Conselho Municipal de Turismo do Rio de Janeiro

O Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Rio de Janeiro (ABIH-RJ) estão entre as 30 entidades que integram o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que realizou sua primeira reunião do ano no dia 27 de janeiro, no Palácio da Cidade, com a participação do prefeito Eduardo Paes. Recriado em dezembro, o conselho deu posse aos novos conselheiros e debateu, neste primeiro encontro, a importância das políticas públicas para incentivar o setor na cidade do Rio de Janeiro.

“O turismo é uma atividade econômica fundamental para a cidade do Rio, vivemos um período de muita crise econômica somada a essa pandemia e os impactos que ela gera na cidade. Vivemos um excepcional momento do turismo, o Réveillon com 100% de taxa de ocupação, o Verão com 75%, 80%, que é um número fantástico. Então vamos tratando de temas como a melhora da ordem, manutenção e segurança das áreas mais turísticas”, afirmou o prefeito do Rio.

Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, o COMTUR representa a importância do segmento de turismo na economia, com o envolvimento de tantos secretários municipais. “Isso demonstra a amplitude com a qual o turismo impacta em nossa cidade. Cria um canal de diálogo direto com o prefeito e os secretários, de forma que toda a prefeitura se envolva em nossa atividade turística, proporcionando mais agilidade rapidez de interlocução com o setor”.

“O conselho é formado por representantes dos diversos segmentos que compõem a atividade turística e do governo. Tenho certeza de que será o foro ideal para debatermos e encontramos as melhores soluções para alavancar o turismo no Rio de Janeiro de maneira sustentável”, afirmou o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel.

Remodelado de forma mais enxuta pela Secretaria de Turismo (Setur) da capital, o COMTUR, que antes era composto por 38 integrantes, agora conta com 30, entre órgãos, entidades e instituições dos setores público e privado. A redução pretende dar mais celeridade à construção de políticas públicas voltadas ao turismo, com os objetivos de promoção e incentivo ao setor como fator de desenvolvimento social e econômico, atividade estratégica na geração de empregos, renda e inclusão social na cidade do Rio de Janeiro.

“O turismo é uma atividade muito transversal. Este novo conselho conta com a parceria de diversos órgãos, públicos e privados, para que deixemos a cidade mais preparada, organizada e segura para os nossos visitantes. A recriação do COMTUR é muito importante porque permite a reunião dos principais atores do setor turístico e o diálogo em prol de diagnosticar e resolver, em conjunto, nossos desafios e gargalos”, enfatizou o secretário de Turismo, Bruno Kazuhiro.

Confira os órgãos que compõem o atual COMTUR:

Secretaria de Turismo (Setur)

Riotur

Leia também:

pt_BRPortuguese