Notícias

Grande Rio é a campeã do Carnaval 2022

Acadêmicos do Grande Rio leva enredo sobre Exu para a Marquês de Sapucaí Foto: Brenno Carvalho
Escola da Baixada Fluminense conquista o título pela primeira vez em sua história

O Carnaval do Rio conheceu sua campeã! E é uma novata. Depois de bater na trave em 2020, a Grande Rio, escola de Duque de Caixas, na Baixada Fluminense, enfim conquistou o tão sonhado título com desfile celebrando Exu.

Com um desfile considerado histórico, a Grande Rio já ouviu os gritos de “É campeã!” antes mesmo de terminar de cruzar a Sapucaí. A vitória foi confirmada na tarde desta terça-feira (26/04) com 259.9 pontos garantidos nos nove quesitos.

Com Paolla Oliveira à frente da bateria e uma constelação de famosos espalhados pelas alas, incluindo os ex-BBBs Gil do Vigor e Camilla de Lucas, a Grande Rio também aproveitou o desfile para combater a intolerância religiosa no Brasil.

Destaque da apresentação da Grande Rio, a comissão de frente, trouxe uma representação de Exu se erguendo sobre o globo terrestre. O abre-alas trazia o mar como uma grande encruzilhada com barcas de Exu e assentamentos. Os carros alegóricos representavam locais significativos para a manifestação da entidade, de terreiros e casas de prostituição até mercados municipais.

Na umbanda e no candomblé, Exu é quem faz a comunicação entre os humanos e os orixás. É chamado para abrir caminhos e ajudar a superar dificuldades. Representado com roupas pretas e um tridente, é associado a uma imagem negativa ou maldosa, justamente o que os carnavalescos tentaram desconstruir.

Fonte: Diario do Rio 

Leia também:

pt_BRPortuguese