NotíciasTurismo

Governo deve acatar pedido do STF e exigir comprovante de vacinação para turistas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, durante entrevista coletiva.

O juíz do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governo federal deve editar uma portaria ainda esta semana com as alterações exigidas, nesse sábado (11), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, que determinou a obrigatoriedade de comprovante de vacinação para viajantes vindos do exterior, ou seja, sem dar a opção do turista não vacinado entrar no Brasil e realizar quarentena, como o governo federal tinha previamente estabelecido.

Segundo Barroso, a quarentena de cinco dias “poderia conduzir a entendimentos ambíguos e divergentes, e que precisam ser evitados”. Já de acordo com a Casa Civil, ainda não há uma previsão para a publicação da portaria, mas o desejo do governo é editar a norma “o mais rápido possível”. A informação sobre a nova portaria foi divulgada após reunião na tarde deste domingo (12) para discutir aspectos da decisão do juíz.

aviação certificado passaporte covid aeroporto

Decisão de Barroso acaba com quarentena para estrangeiros não vacinados

Até a decisão de Barroso, brasileiros ou estrangeiros que entrassem no Brasil por via aérea teriam que apresentar um teste negativo para a Covid-19 e o comprovante de vacinação. Caso contrário teriam que passar por uma quarentena de cinco dias na cidade de destino. A medida começaria a valer agora no último dia 11, mas foi adiada pelo Ministério da Saúde para o dia 18 por conta de instabilidade nos seus sistemas.

Com informações do G1

Leia também:

pt_BRPortuguese