Notícias

Festival Enchefs reúne mais de 50 chefs renomados do país na Baixada Fluminense

O festival Enchefs retorna ao Rio de Janeiro hoje para mais uma sequência de workshops, aulas show e debates culinários, que vão até sábado. Coordenado pelo chef Pedro Alex, o evento reunirá mais de 50 profissionais de todo o país para quatro dias consecutivos de programação nos municípios de Nova Iguaçu e Seropédica, na Baixada Fluminense.

Dadá da Bahia, Cidinha Santiago, João Diamante, Mônica Rangel, Priscila Avila, Andréia Gonçalves, Aline Guedes e Cumpadre João estão entre os chefs que marcarão presença no festival.

O primeiro dia do festival, realizado no município de Seropédica, reunirá 20 chefs para dar início às aulas show. Já o segundo dia de evento será comemorado no Hotel Mercure, em Nova Iguaçu, e contará com a participação de mais 15 chefs.

No dia 13, data que coincide com Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, todas as oficinas serão comandadas por chefs negros. O terceiro dia de evento, que será realizado no Patronato (Centro Social São Vicente), contará com uma feijoada beneficente, roda de jongo e diáspora africana como para comemorar a data. O evento se encerra no dia 14 após a apresentação da bateria da Estação Primeira de Mangueira.

De acordo com Pedro Alex, mais de 1.500 pratos para mini degustações serão servidos durante o evento.

— Além de promover a valorização da culinária brasileira, o festival será crucial para a celebração do Prêmio Nacional Dólmã, que é considerado o Oscar da gastronomia brasileira. Ao final do Enchefs RJ 2022 ,dois chefs participantes serão selecionados para concorrerem ao principal prêmio gastronômico do país que, neste ano, será sediado no Estado do Amapá — ressalta o chef carioca.

Ao todo, oito concursos com temáticas distintas serão disputados no festival, sendo eles cozinha quente, confeitaria, panificação, coquetelaria, cozinha afetiva, churrasco, bolos artísticos e comida de rua.

Leia também:

pt_BRPortuguese