Notícias

Feijoada da Mangueira pode ser declarada Patrimônio Gastronômico e Cultural do Rio

Quadra da Mangueira. Foto: Divulgação

O projeto, de autoria dos vereadores Marcio Santos (PTB) e Reimont (PT), segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes

Foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei 881/2021, de autoria dos vereadores Marcio Santos (PTB) e Reimont (PT), que declara como Patrimônio Gastronômico e Cultural no Município do Rio de Janeiro a Feijoada do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Os autores do projeto de lei argumentam que a feijoada é um prato genuinamente carioca e que se relaciona com a história da cidade.

Nascida da necessidade de escravos se alimentarem, produzida com as sobras destinadas às senzalas, a feijoada tornou-se a mais fina gastronomia, produzida pelas tias baianas. Desta forma, a Feijoada da Mangueira, realizada desde a fundação do grêmio, tornou-se um evento, retratado diversas vezes na imprensa local e nacional, reunindo pessoas das mais diversas cores, raças e religiões para se confraternizam no Palácio do Samba”, explica Marcio Santos (PTB), autor do projeto.

A matéria segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

Fonte: Diario do Rio

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: