Image default
Notícias

Fazenda Florença listada entre os melhores cafés do Brasil

Importante produtor de café no período do Brasil Império, o Vale do Café, representado pela cidade de Conservatória, voltou a se destacar no cenário nacional com a produção da bebida. Em novembro, a Fazenda Florença teve seu café listado entre os vinte melhores do país, dentro da categoria Arábica, com a melhor colocação de um produtor do estado do Rio de Janeiro.

“Nossa fazenda existe desde 1872 e, durante muitos anos, foi um polo de plantação de café. A região perdeu destaque no setor e somente em 2017 retomamos a produção, com foco em um café natural de qualidade”, explica o hoteleiro Paulo Florença.

Ao lado do cafezal, é possível acompanhar todo o beneficiamento do grão, torra e moagem. Além disso, o hotel possui uma cafeteria no meio do cafezal, para que hóspedes e visitantes tenham a experiência completa na degustação do café, acompanhando todo o processo. Para os hóspedes, a visitação está inclusa na estadia, mas visitantes e moradores da região podem reservar e pagar uma taxa para degustar o café e conhecer a história do local.

“Um reconhecimento como este da Fazenda Florença é benéfico para todo o Vale do Café, por atrair mais turistas e aficionados por café.  É importante explorar este tipo de turismo, por complementar a estadia na região com mais atrações”, comemora Alexandre Morais, presidente do Conselho Turístico de Valença.

Realizado em novembro de 2020, o concurso Coffee of the Year avaliou 150 produtores de café arábica de todo o Brasil, durante a Semana Internacional do Café. Criado em 2012, o concurso tem como objetivo valorizar a produção nacional, incentivando seu desenvolvimento e divulgação.

Além do cafezal, a Fazenda Florença proporciona um verdadeiro mergulho no Brasil Império, com a realização de saraus temáticos, com músicas e atores vestidos com roupas de época e jantares com cardápios inspirados na corte de Dom Pedro II, proporcionando uma verdadeira imersão nos tempos áureos do Vale do Café.

 

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: