NotíciasTurismo

ExpoRio Turismo encerra edição marcando a grande retomada das atividades turísticas no Rio de Janeiro

ExpoRio Turismo – Foto: Ascom Setur_RJ

A primeira edição da ExpoRio Turismo, maior evento de turismo do estado do Rio de Janeiro, encerrou as suas atividades na noite de domingo (27). Durante os quatro dias de exposição (24 a 27 de março), cerca de quatro mil pessoas passaram, diariamente, pelas áreas de atração focadas nos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento. A ExpoRio Turismo marcou a retomada das atividades do setor, reunindo os principais players da cadeia produtiva de forma inédita no Jóquei Clube Brasileiro.

O projeto foi realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), com apoio da Fecomércio RJ por meio dos seus braços operacionais Sesc RJ e Senac RJ. A iniciativa ampliou a oferta turística fluminense na volta das atividades do setor e integrou ações entre os setores público e privado, que participaram da ação.

O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressalta a potência do evento para a divulgação do estado e a retomada efetiva das atividades turísticas no RJ.

– Ao longo desses dias, transformamos o Jóquei Clube Brasileiro na casa do turismo fluminense. Tivemos um resultado muito expressivo em todas as atividades da ExpoRio Turismo. Acreditamos que, a partir daqui, demos um primeiro passo para um legado nas ações de promoção turísticas do estado. Tivemos a expressiva participação dos municípios, que trouxeram cultura, gastronomia, história e atrativos. Esse é um grande passo rumo à retomada – ressalta o secretário Gustavo Tutuca.

Balanço positivo durante os dias de evento

Nos quatro dias, a ExpoRio Turismo apresentou as experiências e atrativos dos 92 municípios que compõem o estado. Cinquenta e sete municípios participaram do Boulevard “Tô no Rio”, espaço institucional onde os representantes tiveram a oportunidade de mostrar o que há de melhor nos seus destinos. O encontro comercial “O Rio é de Vocês” contou com a presença de 250 participantes, além de 40 expositores, reunindo operadores e fornecedores nas chamadas “rodadas de negócios”.

O espaço “Artesanato RJ” teve a representação das 12 regiões turísticas do RJ em espaços exclusivos. Cinquenta municípios participaram do pavilhão dedicado às técnicas e à pluralidade dos trabalhos feitos pelos artífices. No espaço do Turismo Rural, 27 agroindústrias da agricultura familiar estiveram presentes ofertando produtos de relevância turística.

Entre os destaques deste domingo, a tradicional corrida de cavalos do Jóquei Clube teve um páreo com o nome exclusivo do evento. No auditório Fecomércio RJ/Sesc/Senac a mesa de debates “Petrópolis: a retomada da Cidade Imperial” reuniu autoridades e representantes do trade turístico, que debateram temas relevantes para a recuperação da cidade, considerada umas das mais importantes para a cadeia produtiva do setor, na região da Serra Verde Imperial.

O último dia de evento também apresentou uma ampla programação artística nos palcos “Elza Soares” e “Tom Jobim”, dedicada às cidades do interior. O show de encerramento ficou a cargo da banda “Barão Vermelho”, que agitou o palco “Elza Soares” com clássicos da década de 80. Considerada uma das bandas mais influentes do rock nacional, o grupo foi responsável por finalizar as atividades artísticas da ExpoRio Turismo.

Fonte: Sopa Cultural

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: