Se o Rio ficou boquiaberto com a onça encarnada por Paolla Oliveira no carnaval deste ano, quando a atriz desfilou caracterizada como o animal na Sapucaí, agora são outros felinos que devem encantar cariocas e turistas por vários cantos da cidade. A partir de hoje, esculturas coloridas desse bicho tão característico de nossa fauna marcam presença em diferentes lugares, de pontos turísticos a lonas culturais.
Algumas delas já deram pinta no Arpoador nos últimos dias. A iniciativa do projeto Jaguar Parade, além de atrair curiosos nas ruas, foi abraçada por famosos que também pintaram suas miniaturas de onças e compartilharam nas redes sociais, com a intenção de chamar atenção do público para a causa.
Ao todo, 68 animais customizados por artistas plásticos tomam conta da Cidade Maravilhosa até o dia 11 de agosto. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat.
— Depois de passar por São Paulo e Nova York, a gente tinha vontade de vir para o Rio porque, primeiramente, a cidade é cenográfica. Qualquer lugar onde a gente coloca a escultura vira cartão-postal. E o Rio tem esse papel cultural importante para o Brasil. Na música, na dramaturgia, nas artes plásticas… O Rio é referência — justifica Carol Barreto, fundadora e criadora do Jaguar Parade.
Entre as personalidades que se engajaram estão Deborah Secco, Klebber Toledo, Letícia Spiller, Fabiana Karla, Regina Casé, Ícaro Silva, Jonathan Azevedo e Barbara Borges, que até já fez fotos juntinha a um dos animais no Arpoador.
“Esse movimento é lindo, ainda mais a céu aberto, pra todo mundo. É um projeto muito bonito de conscientização ambiental. Sejamos amigos da onça’’, enfatizou Barbara no Instagram.
Ana Furtado não só abraçou a iniciativa como será, no dia 13 de agosto, mestre de cerimônia de um evento no hotel Fairmont, em Copacabana, na Zona Sul, onde parte das esculturas será leiloada.
— A gente fica muito feliz por tantas celebridades estarem disponibilizando, sua audiência, credibilidade e dando voz para a causa. Quanto mais a gente conseguir amplificar a mensagem de conservação, preservação e da própria arte, melhor! Isso tanto para as onças quanto para nós seres humanos — resume Carol, que espera também ver o engajamento de moradores e visitantes do Rio: — Estamos superpreparados para uma chuva de selfies com as onças. Estou realmente esperando por isso (risos). A gente prepara o evento quase um ano antes de as esculturas serem expostas para o público. Então, quanto mais gente interagir e compartilhar, melhor.
Maior felino das Américas, a onça- pintada é ameaçada de extinção no Brasil. Todo o lucro gerado pelo leilão será revertido para as ONGs Onçafari, SOS Pantanal e Ampara Silvestre.
Uma das esculturas foi pintada aos pés do Cristo Redentor pelo artista amazonense PV Dias e viajará para Paris, na França, onde será exibida na Casa Brasil durante a Olimpíada.
Por onde elas andam?
Parque do Bondinho, no Pão de Açúcar; Cristo Redentor, Museu de Arte do Rio (MAR), Museu do Amanhã, Parque Lage, Parque das Ruínas, Mirante do Leblon, Arena Cultural Chacrinha, Pedra de Guaratiba, Areninha João Bosco, Aeroporto do Galeão e Shopping Village Mall.
Créditos: Extra.globo.com