Notícias

Eclipse total da Lua poderá ser visto do Planetário do Rio

Durante o ápice do fenômeno, no dia 15/5, que promete ser inesquecível, a Lua poderá ficar levemente avermelhada

Planetário do Rio ou Planeta.RIO, na Gávea, abre as suas portas para a observação do eclipse total da Lua. “Este é um dos fenômenos astronômicos que mais despertam o imaginário popular e aproxima os jovens da ciência“, afirma o presidente da Fundação, Gledson Vinícius.

O evento será o primeiro eclipse em que o Planetário funcionará após a pandemia. “A observação poderá ser feita a olho nu de qualquer parte da cidade, mas aqui no Planetário, maior equipamento desse tipo da América Latina, o público contará com a nossa equipe de astrônomos para explicar, tirar dúvidas e interagir com todos“, diz Leandro Guedes, Diretor de Astronomia da instituição. O evento, segundo o diretor, contará também com projeções do eclipse no local e, para quem não puder vir presencialmente, o Planetário prepara uma transmissão ao vivo via Youtube para quem tiver interesse em acompanhar a jornada do fenômeno.

Esse é um evento que tem data e hora para acontecer. A abertura do espaço do anfiteatro da Fundação ocorrerá às 21h, de 15/5, com a possibilidade de uso dos telescópios para observar a Lua cheia. O Início do eclipse está previsto para as 23h27min. Durante o ápice do fenômeno, que promete ser inesquecível, a Lua poderá ficar levemente avermelhada.

A programação é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Por se tratar de um evento mais longo, recomenda-se levar cadeira de praia, canga ou algum tapetinho para ficar mais à vontade para assistir a atração principal.
Vale lembrar que a atividade depende das condições meteorológicas para acontecer. Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, a observação fica comprometida e teremos de avaliar na hora a realização do encontro.

Planetário do Rio
15 de maio – 21h
Endereço: Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea.
Estacionamento gratuito no local (sujeito a lotação).

Fonte: Diario do Rio 

Leia também:

pt_BRPortuguese