capa site
NotíciasAções Realizadas

Diretoria do HotéisRIO debate Reforma Tributária e cobrança de água

Reforma Tributária, cobrança pelo fornecimento de água foram e medidas de desenvolvimento do turismo foram os principais pontos debatidos na reunião de diretoria do HotéisRIO, realizada nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, no Rio Othon Palace, liderada pelo presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.

Rodrigo Hosken, advogado, apresentou o cenário referente ao aumento dos valores cobrados pela água e os impactos em relação a recente decisão do STJ.

Os advogados Ricardo Almeida e Paulo Henrique Bergqvist fizeram um relato da “Mobilização em Defesa da Competitividade da Hotelaria e Hospitalidade”, que aconteceu nos dias 06 e 07 de agosto, no Senado Federal. Segundo eles, os senadores Carlos Portinho e Romário se mostraram sensíveis às demandas da hotelaria por tarifas mais adequadas à realidade do setor. “Portinho, inclusive, se dispôs a apresentar um Projeto de Lei com tarifas reduzidas”, afirmou. “Eles entendem que cidades turísticas como o Rio sofrerão muito se a Reforma for aprovada do jeito que está. Haverá um custo social muito significativo, porque vai dizimar a principal fonte de empregos de muitos municípios”.

REFORMA 22 1
 
REFORMA 21 1
 
REFORMA 18 1
 
REFORMA 16 1
 
REFORMA 15 1
 
REFORMA 10 1
 
Imagem do WhatsApp de 2024 08 14 as 12.16.18 9f48be9c
 
REFORMA 7 1
 
REFORMA 6 1
 

A reunião contou ainda com a presença do candidato a vereador Marcelo Monfort, ex-subsecretário de Eventos do Rio de Janeiro, que assinou um documento assumindo compromissos com a hotelaria, a serem executados caso seja eleito. Entre eles estão a busca de regulamentação das plataformas de vendas de diárias on-line, a inclusão de uma previsão no orçamento anual da Prefeitura do Rio de Janeiro que deverá ser destinado à captação de grandes eventos pela cidade, estabelecimento de um fundo de promoção do turismo, lastreado em 15% dos recursos arrecadados com o ISS dentro do setor de turismo, aperfeiçoamento da organização do Réveillon e do Carnaval e transformação em medida permanente do desconto no IPTU concedido aos meios de hospedagem do Rio.

Monfort destacou o impacto do turismo na cidade do Rio de Janeiro. “Temos que lutar para criar esse fundo proveniente do ISS do turismo, de forma a contar com recursos para investir no setor”, disse. Segundo ele, outro ponto importante consiste na criação de um calendário de eventos, de forma a trazer previsibilidade e movimentação para o segmento. “O turismo é o setor que mais emprega e gera dinheiro nessa cidade. Precisa ter uma forte representatividade na câmara”.

Leia também: