Notícias

Desfiles das Campeãs: confira as escolas que voltarão aos sambódromos no RJ

Grande Rio foi a campeã do Carnaval no Rio de Janeiro
Grande Rio foi a campeã do Carnaval no Rio de Janeiro Foto: Wilton Junior / Estadão

Participarão do desfile as escolas de samba mais bem colocadas em cada cidade

Após serem definidas as campeãs do Carnaval 2022 em São Paulo e no Rio de Janeiro, que teve a Mancha Verde e a Grande Rio como vencedoras, respectivamente, agora será realizado o Desfile das Campeãs neste fim de semana em ambas as cidades.

No Rio de Janeiro, seis escolas de samba participarão do Desfile das Campeãs no próximo sábado (30), na Sapucaí. A ordem será inversa à colocação final do Carnaval 2022. Desta forma, a campeã Grande Rio, será a última a desfilar e a escola que ficou em 6º lugar, Salgueiro, abrirá os desfiles no sambódromo.

As escolas se apresentarão na seguinte ordem: Acadêmicos do Salgueiro (6º lugar); Portela (5º lugar); Unidos de Vila Isabel (4º lugar); Unidos do Viradouro (3º lugar); Beija-Flor de Nilópolis (vice-campeã); e Acadêmicos do Grande Rio (campeã).

Vencedoras

Após quatro vice-campeonatos, a Acadêmicos da Grande Rio, fundada em 1988, foi consagrada pela primeira vez a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro na tarde desta terça. A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apresentou a história e a simbologia do orixá Exu. Um dos objetivos foi desmistificar o orixá, identificado pela cultura ocidental como representante do mal, e combater a intolerância religiosa.

Fonte: Terra 

Leia também:

pt_BRPortuguese