O Rio de Janeiro é conhecido por ser uma cidade global recheada de cartões postais que despertam desejos e curiosidades nos visitantes. Rodeada de muita beleza e história, a Cidade Maravilhosa possui praias atraentes, parques, florestas, monumentos e uma vida urbana agitada, todos pontos turísticos perfeitos para apreciar e tirar fotos maravilhosas.
Um bom cenário instagramável, ou seja, aquela foto com fundo bonito e atmosfera agradável a ser postada na rede social, brilha os olhos e transporta o usuário imediatamente para o local da imagem. E estes atributos a capital carioca tem de sobra. De atrações mais famosas, como o Cristo Redentor, o morro da Urca e a praia de Ipanema, até outros menos divulgados, separamos 11 pontos que merecem estar no seu roteiro – quando viajar voltar a ser algo seguro!
Confira e se prepare para cenários de deixar qualquer um boquiaberto com tanta beleza.
Leia mais:
10 restaurantes com áreas abertas no Rio de Janeiro
10 deliveries no Rio de Janeiro para todos os paladares
O que fazer no Rio de Janeiro em sua primeira visita!
Viagens de carro: 8 cidades na região serrana do Rio de Janeiro
-
Jardim Botânico
Um dos mais ricos e importantes do mundo, o Jardim Botânico do Rio se destaca logo de cara pelas palmeiras-imperiais, plantadas ali pelo príncipe regente D. João em 1809. O caminho formado por elas, inclusive, é cenário perfeito para uma foto bem elaborada, sendo um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa. Fundado em 1808, o local é famoso pela sua exuberância e reserva também outras maravilhas, como uma extensão de plantas, monumentos, construções e obras de arte, todos parte da história bicentenária do local. Não deixe de conhecer e tirar fotos também nas estufas, que abrangem orquídeas, bromélias, samambaias e plantas insetívoras, e com as coleções temáticas, como o Jardim Japonês, inaugurado em 1935 a partir da doação de 65 exemplares de plantas típicas japonesas.
-
Real Gabinete Português de Leitura
Para se ter uma ideia, em 2014 o Real Gabinete Português de Leitura foi classificado pela prestigiada revista Time como a quarta biblioteca mais bonita do mundo. Construído no estilo neomanuelino, seu interior é composto por várias salas de leitura com estantes de madeira chamativas. Além de um lindo ponto para fotos e conhecimento, o local é recheado de história. Localizado bem no coração do centro do Rio, o Real Gabinete foi fundado em 1837 por emigrantes portugueses que moravam na então capital do Império. Em 1900, o gabinete recebeu o título de biblioteca pública. Atualmente, o Gabinete também é uma tradicional instituição da língua portuguesa que guarda a maior e mais valiosa coleção de autores portugueses fora de Portugal, na ordem de 350 mil volumes.
-
Cristo Redentor
É um clichê e ao mesmo tempo uma atração turística imperdível. Subir aos pés do Cristo, no topo do Morro do Corcovado, é um passeio obrigatório quando se está de passagem pela cidade. Na lista das sete maravilhas do mundo moderno e Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Cristo Redentor é símbolo do Rio de Janeiro e uma das atrações mais visitadas do país, com quase 2 milhões de turistas em 2019. Inaugurado em 1931, o Cristo é perfeito para fotos lindas, tanto pela beleza de seus 38 metros quanto pela vista estonteante para a maior parte da cidade, estando a 709 metros acima do nível do mar.
-
Bar da Laje
Localizado em um dos pontos mais conhecidos da cidade, no Morro do Vidigal, o Bar da Laje se destaca pela vista espetacular do Rio de Janeiro. O bar descolado virou um dos points locais com seu mirante para o Oceano Atlântico. O ideal é ir no finzinho da tarde para apreciar o pôr do sol e tirar aquelas fotos arrebatadoras. O local também ganha certa magia à noite com as luzes da cidade e do morro acesas. É um ótimo ponto para fotos e para sair do circuito tradicional de bares cariocas.
-
Escadaria Selarón
Outro clichê do Rio, a Escadaria Selarón, entre os bairros de Santa Teresa e a Lapa, colore o feed do Instagram sempre que algum conhecido visita a cidade. A obra arquitetônica de Jorge Selarón, chileno radicado no Brasil, começou a ser feita nos anos 1990. Ao todo, a escadaria possui duzentos e quinze degraus e a dica é sentar-se em um deles para tirar uma foto enquadrada e cheia de cores. Tombada por interesse histórico em 2015 pela prefeitura do Rio, a escadaria já entrou no imaginário popular ao ser veiculada em inúmeras campanhas nacionais e internacionais e ainda aparecer em clipes musicais de Snoop Dogg e da banda U2.
Leia mais:
Delivery: restaurantes saudáveis do Rio de Janeiro, por Carol Neves
Onde os bartenders bebem? Com Marcelo Emídio, no Rio de Janeiro
Onde os chefs comem? Com Marcelo Petrarca em São Paulo e Rio de Janeiro
-
Praia de Ipanema
Um pulo pelas areias de Ipanema é necessário para conhecer o básico do Rio de Janeiro. Destino queridinho de turistas e dos cariocas da gema, a praia é para lá de fotogênica com o Morro Dois Irmãos ao fundo – uma foto no pôr do sol e os likes estão garantidos! Se estiver curtindo o dia pela faixa de areia, não deixe de comprar um saco de biscoito Globo e tomar um copo de mate, combo delicioso e super instagramável. O calçadão de pedras portuguesas deixa o cenário ainda mais belo. Dica: a maioria dos hotéis na orla de Ipanema possuem uma piscina no rooftop. Se estiver hospedado por ali, vale a pena tirar umas horinhas para curtir a água e deixar tudo registrado no Instagram!
-
Arpoador
O Arpoador é conhecido por sua praia e formação rochosa entre as praias de Ipanema e do Diabo. Destino favorito dos surfistas da cidade, já que ali formam-se grandes ondas, o local também é certo para as fotos dos turistas. Ali há vários ângulos possíveis para as mais variadas fotos para o mar ou para a orla. Como outras atrações no Rio, o pôr do sol em cima das pedras é exuberante. Caso outras pessoas estejam ao redor, não se surpreenda se todos começarem a bater palmas para o sol que vai embora. Próximo dali fica também uma estátua em tamanho real de Tom Jobim, inaugurada em 2014. Vale a pena fazer aquele registro com um dos maiores músicos do Brasil.
-
Parque Lage
Bem próximo ao Jardim Botânico e aos pés do morro do Corcovado está o Parque Henrique Lage, tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro pelo IPHAN. Os jardins verdes e bem cuidados – bons para piqueniques – por si só já rendem selfies e fotos graciosas, mas o que chama atenção por ali também é o palacete. Construído pelo arquiteto italiano Mario Vodret em 1927, é um espetáculo à parte. Dentro dele funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e também um restaurante, em que é possível tomar o famoso café da manhã servido ao lado da piscina central, componentes ideais para a foto perfeita.
-
Arcos da Lapa
Ali, no bairro que é considerado o mais boêmio da cidade, ficam os Arcos da Lapa, importante obra arquitetônica construída ainda no período colonial, em 1723. O ponto é hoje um dos cartões postais da cidade e onde funciona a via para o bonde que liga o centro do Rio ao bairro de Santa Teresa. As fotos ali ficam lindas e o legal é explorar os vários ângulos possíveis a partir da Praça Cardeal Câmara.
-
Arco do Teles
Além dos já bem conhecidos Arcos da Lapa, há outro arco histórico na cidade, mas menos famoso, que também é um ótimo ponto a ser explorado. Trata-se do Arco do Teles, cantinho charmoso que liga a praça XV de Novembro à Travessa do Comércio, no centro. Com a arquitetura ao redor é possível se transportar para um Rio de Janeiro antigo, um núcleo que era muito frequentado por portugueses. Antiga residência da família Teles de Menezes, o local foi transformado numa viela cheia de bares, restaurantes e ateliês. Dica: na frente do arco, peça para alguém tirar uma foto sua andando e olhando ao redor. Poste com um filtro vintage e voilá, resgate o Rio das antigas!
-
Vila do Largo
Como mostrado acima, nem só de praias e paisagens maravilhosas o Rio é feito. Como toda cidade grande, a vida agitada guarda alguns percalços e alguns locais fazem contraponto a isso. É o caso da Vila do Largo, um refúgio carioca que abriga um clima bucólico digno de interior, com cafés, galerias e espaços de coworking. A vila, que fica escondidinha entre os bairros de Laranjeiras e Catete, possui ainda um pátio com mesas e cadeiras coloridas. Um clique bem produzido por ali engana até moradores locais – nem parece que fica no Rio! – e rende várias curtidas.
-
Praia do Secreto
O nome já denuncia que a praia é escondida dos olhos do público geral. Localizada entre as praias da Macumba e Prainha, no Recreio, zona oeste do Rio, o acesso a Praia do Secreto é realizado por meio de uma rápida trilha. Mas a verdadeira atração ali na verdade é a piscina natural que se forma quando a maré está mais baixa. Assim, já dá para perceber que, além do banho de mar, as fotos por ali ficam impressionantes. Apesar de “secreto”, o ponto fica cheio nos feriados e nos finais de semana, então a dica é explorar a região em dias de semana.