Boletim InformativoNotícias

Conselho da ACRJ recebe novo secretário de turismo do Rio

O Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ recebeu, no dia 26 de abril, o novo secretário Especial de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Antonio Mariano, para uma reunião virtual na qual a prefeitura apresentou seus principais projetos para o setor.

O presidente do HotéisRIO e do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ, Alfredo Lopes, ressaltou a importância da atuação da pasta em um momento de retomada do mercado de viagens de lazer e corporativo. “Estamos saindo de uma alta temporada que começou em janeiro, com verão, Semana Santa e dois carnavais. No desfile das campeãs, por exemplo, a ocupação hoteleira pode chegar a 75%, o que é uma boa taxa. Agora, temos que incentivar os eventos corporativos, que estão voltando, mas ainda não no ritmo desejado. Outro ponto é a recuperação do mercado internacional, que acreditamos que deve se fortalecer no segundo semestre. Mas, para que isso aconteça, é importante que as companhias aéreas ofereçam mais assentos, retomando voos que tinham suprimido durante a pandemia”.

O secretário Antonio Mariano afirmou que fará um planejamento estratégico para o segmento, sempre levando em consideração as possíveis parcerias, como as com a Riotur e a iniciativa privada. Entre os projetos da pasta, destacou o Dias de Glória, uma composição dos principais atrativos culturais e turísticos do bairro, o segundo com o maior número de atrativos do Rio de Janeiro, atrás somente do Centro, com um investimento de R$ 25 milhões. “A Amurada da Glória vai ser toda reformada, haverá nova ciclovia, o recapeamento asfáltico e a instalação de totens explicativos trilingues”.

Outro projeto é o “Dia de turista”, focado no cidadão carioca de baixa renda. A ideia é levar essas pessoas para conhecer melhor sua cidade e pontos turísticos além de Corcovado e Pão de açúcar. “Isso gera sensação de pertencimento e, posteriormente, incentiva o cuidado”, afirmou Mariano. O secretário também aposta no Rio como um DTI (Destino Turístico Inteligente), espaço turístico inovador, acessível a todos, com uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável da região. “No sudeste só nós e Angra dos Reis estamos nesse caminho”.

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: