Em pleno inverno, as férias no Rio foram brindadas com fim de semana de sol e mais turistas, especialmente de estados vizinhos, circulando por pontos turísticos, como o Pão de Açúcar e Cristo Redentor. A estimativa da HotéisRIO é que a ocupação hoteleira da cidade supere a casa dos 70% este mês, já que mesmo na estação mais fria muita gente procura a cidade como destino.
Ontem, a temperatura chegou a atingir 29 graus, segundo o Alerta Rio. Na orla da Zona Sul, a Pedra do Arpoador ficou cheia durante o dia, com gente observando os surfistas encarando ondas de até dois metros, ainda por causa da ressaca provocada pelo ciclone extratropical.
Mineira de Belo Horizonte, a turista Eliane Cabral, de 57 anos, aproveitou o domingo ensolarado no Arpoador.
— O Rio é mesmo um dos melhores destinos turísticos do mundo. Eu acho maravilhosa essa junção de mar, montanha e floresta que a cidade tem. Isso é muito raro. Eu sempre venho por causa disso e dos teatros e shows— contou a funcionária pública.
Presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, diz que a tendência é a cidade receber mais pessoas do que o esperado inicialmente:
— No início do mês nossa expectativa era de 70%, com viés de alta. Isso porque se trata de um mercado nacional, com turistas predominantemente oriundos dos estados de São Paulo e de Minas Gerais, que fazem a reserva mais em cima da hora. Logo, essa taxa de ocupação deve crescer — aposta Lopes.
Pela primeira vez na cidade, a comunicadora Kelly Marques, de 36 anos, está hospedada com a mãe e duas tias na Barra da Tijuca, mas ontem resolveu se deslocar para a Zona Sul e conhecer o Pão de Açúcar.
— O Rio é uma cidade maravilhosa, muito completa. Tem a praia, tem os morros, tem uma infraestrutura boa, tem muitos pontos turísticos para conhecer. Vamos embora amanhã (hoje) e ainda não conseguimos fazer tudo — lamentava Kelly, que mora na Região Metropolitana de São Paulo.
“Sonho de infância”
A empreendedora Elizama Moura, de 24 anos, vive na Ilha de Marajó, no Pará, e ontem aproveitava a Praia da Urca ao lado da mãe e da tia. Hospedada no Leme há 20 dias, ela conta que conhecer o Rio era um sonho de infância:
— Cada local novo que conhecemos nos surpreendemos, porque o Rio é a coisa mais linda do mundo — disse Elizama, encantada com a viagem.
E os turistas estrangeiros não discordam dela: o Rio de Janeiro ficou entre as dez cidades eleitas como melhores destinos turísticos do mundo, numa lista feita pelo jornal britânico The Telegraph. A publicação destacou pontos famosos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, colocando a capital fluminense em 7º lugar no ranking, atrás de cidades como Vancouver, no Canadá, Sevilla, na Espanha, e Veneza, na Itália. “É o ponto mais festejado do Brasil no mapa”, destacou o jornal.
Evento vai movimentar a cidade
A partir de quinta-feira, o Rio vai receber ainda mais visitantes. Com a expectativa de atrair mais de 500 agentes de viagens, o evento LGBT+ Turismo Expo terá 50 expositores, incluindo destinos nacionais e internacionais, hotéis, locadoras de veículos, seguros de viagens, operadoras de turismo e receptivos que buscam atender turistas do segmento LGBT+.
A exposição é considerada o maior evento B2B (empresa para empresa) de turismo LGBT+ da América Latina e promete movimentar o Rio. A edição 2023 do evento acontece no próximo dia 20 de julho, das 09h às 19h, no Fairmont Rio, em Copacabana, na Zona Sul da cidade. As inscrições para participar continuam abertas.
Créditos: Globo.com