NotíciasRio de JaneiroTurismo

Cidade do Rio de Janeiro cria dia para celebrar fim das restrições contra a Covid

A prefeitura do Rio de Janeiro instituiu o dia 2 de setembro como o “Dia do Reencontro”. O decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes consta na edição desta segunda-feira (8) do Diário Oficial do Município.

O objetivo é celebrar um ano do início da flexibilização das medidas restritivas adotadas na capital fluminense em meio ao combate à pandemia da Covid-19.

Conforme o decreto, a data será ponto facultativo no serviço público municipal, exceto nos órgãos cujas atividades não podem ser paralisadas. O Dia do Reencontro coincidirá com a abertura do festival Rock in Rio, que segundo a prefeitura, trata-se do reinício da realização de grandes eventos na cidade.

Um ano de flexibilização

As primeiras medidas de flexibilização, como liberação parcial dos estádios e das casas de shows, foram anunciadas em julho do ano passado.

Elas foram programadas para começar a vigorar em 2 de setembro de 2021, quando também teria início um festival com atividades culturais, artísticas e gastronômicas em espaços abertos.

Na época, o prefeito também apresentou a proposta de criação de um feriado. A ideia foi alvo de críticas e gerou dúvidas a respeito da sua data. Em meio à repercussão, Paes voltou ao assunto no dia seguinte. “O feriado é em 2022, e não em 2021”, esclareceu nas redes sociais.

Ele também reagiu aos questionamentos sobre o festival que pretendia realizar. “Não teremos grande evento nenhum em setembro”, acrescentou.

Fonte: CNN Brasil

Leia também:

pt_BRPortuguese