NotíciasTurismo

Chefs do Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana ensinam receitas com ingredientes típicos do Brasil no Rio Gastronomia 2021

Jérôme Dardillac, chef-executivo do Fairmont Rio, e seu braço direito, chef Carlos Cordeiro, vão conduzir uma das aulas do Rio Gastronomia 2021, que acontece de 9 a 12 e de 16 a 19 de dezembro, no Jockey Club Brasileiro. Com o tema ‘Terroirs do Brasil’, os chefs vão preparar uma receita exclusiva para o evento inspirada nos ingredientes brasileiros como camarão, batata baroa, azeite de dendê, cumaru e coco. Será uma oportunidade para o público aprender e experimentar um prato com o legítimo sabor do Brasil.

A inspiração para a elaboração da receita vem da experiência do chef francês por vários estados do Brasil. “Cheguei a primeira vez no Brasil para trabalhar na Bahia, depois São Paulo, Minas Gerais e Amazônia. Depois voltei para a Bahia e estou, há seis anos, no Rio de Janeiro. Sou apaixonado pelos ingredientes que descobri no Brasil e escolher o que usar em uma receita é sempre uma tarefa árdua, dada a riqueza de alimentos que encontramos aqui”, conta Jérôme.

O chef Carlos Cordeiro também conduz a aula, evidenciando a parceria dos dois, que comandam todo o conceito gastronômico do Fairmont Rio, entre eles o Marine Restô e o Spirit Copa Bar. “Será um imenso prazer para mim e para o Jérôme levar um pouco de vários cantos do Brasil para nossa aula. Nossa sinergia cozinhando é incrível e vamos contar no evento um pouco da nossa experiência e no que entendemos como terroir brasileiro”, conta Cordeiro.

A aula acontece no dia 18 de dezembro, às 18h, no auditório Santander. Com a curadoria do chef Pedro Benoliel, este espaço vai promover o encontro de diversos chefs do Brasil. As inscrições poderão ser feitas no próprio evento: as senhas serão distribuídas 1 hora antes de cada sessão.

Chef-executivo Jérôme Dardillac

O francês Jérôme Dardillac é o chef-executivo do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, aberto no Posto 6 em agosto de 2019. Radicado no Brasil desde 1995, Jérôme Dardillac nasceu em Angoulême, Sudoeste da França, e cresceu em uma família com tradição em gastronomia e experiência na condução de restaurantes. Depois de se formar pela École de Chasseneuil, atuou como chef na França, Irlanda, Grécia, Estados Unidos e Argentina, onde inaugurou o Sofitel La Reserva Cardales. No Brasil, passou pela Amazônia, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, acumulando conhecimentos que contribuíram para a construção de sua gastronomia plena de sabores. “Sou apaixonado pela gastronomia do Brasil e defensor do uso de produtos locais. É possível viajar por todo o mundo sem, no entanto, sair do lugar”, ressalta o chef.  “O conceito da gastronomia do Fairmont Copacabana foi pensado para trazer conexões e experiências genuínas aos nossos hóspedes. Alinhados com a marca, estamos buscando fornecedores artesanais para garantir exclusividade e alta qualidade com ingredientes nacionais e regionais”, completa.

Chef Carlos Cordeiro

Carioca, cursou faculdade de gastronomia na Vancouver Island University, onde trabalhou com chefs como Umberto Menghi e Daniel Rigolet, além de virar medalhista de prata na Competição Nacional Chefs Hot Competition Live 2011. Também foi no Canadá que o chef estreou profissionalmente no mundo da hotelaria, na cozinha do Fairmont Chateau Lake Louise. Depois de passar uma temporada em Nova York aperfeiçoando suas técnicas culinárias, Carlos Cordeiro mudou-se para Copenhague, na Dinamarca, onde trabalhou no restaurante Noma, eleito quatro vezes o melhor do mundo. Retornou ao Brasil para levar uma nova proposta à gastronomia do restaurante A Galeria, do Insólito Boutique Hotel & Spa, em Búzios, investindo em ingredientes frescos, locais e sazonais. “Tive a chance de ver como o chef René Redzepi (do Noma) briga pela cozinha nórdica e fiquei louco para fazer o mesmo pela brasileira. Busco fazer aqui o que aprendi lá: valorizar a natureza e o que ela oferece”, pontua Cordeiro.

Fonte: Sopa Cultural

Leia também:

pt_BRPortuguese