NotíciasTurismo

CCBB RJ apresenta exposição ‘Brasil no [Centro do] Mapa’

CCBB RJ – Foto: Reprodução Internet
Exposição traz 22 mapas, desde o século XVI até hoje, incluindo o Brasil no centro do mapa do mundo

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) inaugura dia 20 de abril, quinta-feira, a exposição Brasil no [Centro do] Mapa, e apresenta uma série de preciosidades da cartografia. São 22 mapas, desde o século XVI até hoje, incluindo o Brasil no centro do mapa do mundo. A mostra traz ainda quatro mapas temáticos: emissão de CO2 por habitante, lixo plástico, unidades de conservação e energias renováveis.

Outro ponto alto da exposição é “Cartografia de Anna Bella Geiger”, segmento da mostra que apresenta um vídeo inédito e três obras da série de cartografia (duas gravuras e uma caixa objeto) da artista. Influenciada pelo casamento com o renomado geógrafo brasileiro Pedro Geiger, Anna Bella Geiger desenvolveu um trabalho único com mapas, pelos quais é conhecida no mundo todo, e não poderia deixar de estar nesta exposição que oferece ao espectador tantas raridades da cartografia.

Como parte da programação da exposição, será realizado um seminário durante três dias sobre o rico tema, na última semana de maio e primeira semana de junho de 2022.

Outra preciosidade encontrada na mostra é o Planisfério de Juan de la Cosa, o primeiro mapa que mostra o continente americano. Seu criador viajou com Cristóvão Colombo. Destaca também o Mapa de Alberto Cantino, de 1502, o primeiro a mostrar o litoral brasileiro, chamada no mapa de Vera Cruz.

Com curadoria de Paulo Manoel Lenz Cesar Protasio e consultoria do geógrafo André Alvarenga, Brasil no [Centro do] Mapa traz tesouros da cartografia, como a Carta Rogeriana, que marca o período de transição entre a fase em que o mediterrâneo era dominado por muçulmanos e a retomada por cristãos europeus, o Mapa de Ebstorf, o maior mapa do período medieval que tem o Oriente no topo.

Aaa exposição que fica no CCBB RJ até 30 de junho ratifica que seus referenciais são essenciais para praticamente todas as áreas. Dos mapas feitos à mão aos sistemas tecnológicos atuais, a necessidade de saber sobre cartografia é mais do que interessante, é necessário.

A mostra contará com visitas mediadas pelos arte educadores do CCBB e o visitantes ganharão cartões postais com mapas históricos para levar de lembrança.

Fonte: Diario do Rio 

Leia também:

pt_BRPortuguese