A arquitetura do Rio de Janeiro (RJ), seus bairros e belezas naturais, praias, montanhas, o estilo de vida e a relevância histórica da cidade para o país foram as características que a Embratur, em parceria com o Sebrae e com a Secretaria Municipal de Turismo do Rio, escolheu para o divulgar na Casa Brasil. O espaço é destinado a receber torcedores de todas as partes do mundo em Paris, durante os Jogos Olímpicos de 2024. A exposição ocorre a partir do dia 26, ao lado de outros quatro espaços batizados de cubos, abertos para visitantes interessados na cultura e nos destinos nacionais.
A Casa Brasil é uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Embratur e do Sebrae. A expectativa é que o espaço seja ponto de encontro para curiosos, torcedores e atletas durante os 17 dias de competição. Lá, os interessados poderão aproveitar uma programação de experiências esportivas tipicamente brasileiras, como o futebol de rua (golzinho), o vôlei de praia e o frescobol e competições de danças, como axé e samba. Além disso, os cubos temáticos promoverão destinos de diversas regiões do país a partir do audiovisual, de exposições de peças tradicionais e outras atividades.
O cubo carioca foi montado em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo do Rio e será decorado com imagens do calçadão de Ipanema, do Pão de Açúcar, do Cristo Redentor e de esporte e natureza. Curiosos terão a oportunidade de assistir a um filme em um painel vertical, que vai explorar os destinos turísticos do Rio percorrendo praias e a natureza que cerca todos os cenários. O passeio mostrará, a partir do Cristo, regiões da cidade, e terminará com uma conversa entre uma historiadora e o empresário Raphael Vidal, sobre a revitalização da zona portuária e o roteiro “Pequena África”, através da gastronomia e cultura local. Haverá ainda uma série de atividades, como roda de samba interativa, aula de passinho, baile charme e samba.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica o objetivo da ação durante os Jogos. “Diariamente milhares de pessoas vão visitar a Casa Brasil, vão ter contato com os símbolos que fazem do Rio o maior cartão postal do Brasil, imergir em experiências que transportam para o nosso calçadão da orla, curtir uma roda de samba e ter contato com um Rio para além do óbvio, do afroturismo da Pequena África. O Rio é o principal destino do turista francês que vem ao Brasil e é central em nossa estratégia de promoção do Brasil”, afirma.
Além dos atrativos regionais customizados nos cubos, os visitantes da Casa poderão aproveitar programações esportivas e culturais na Arena Sebrae Embratur, onde diariamente haverá competições de esportes tipicamente brasileiros, como o “golzinho”, o vôlei de praia e o frescobol, além de aulas coletivas seguidas de desafio de danças como axé, samba e forró, entre outros.
Créditos: Turisnews