Notícias

Carnaval 2022: Liesa define datas dos ensaios técnicos dos desfiles, com início em março, mas ainda aguarda aval da prefeitura

Marquês de Sapucaí durante o evento Rio Carnaval 2022, que aconteceu nesse fim de semana Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Marquês de Sapucaí durante o evento Rio Carnaval 2022, que aconteceu nesse fim de semana Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

 

RIO — A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) definiu as datas dos ensaios técnicos dos desfiles de carnaval de 2022, programados para este mês. O cronograma, porém, ainda depende da aprovação da prefeitura, informa o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.

No que depender da liga, diz ele, os ensaios acontecerão nos dias 13, 20 e 27 de março e 3 e 10 de abril. Nas três primeiras datas, o Sambódromo receberia três escolas do Grupo Especial por dia. Duas escolas realizariam os ensaios no dia 3 de abril, e, no dia 10, a Viradouro, campeã do último carnaval, encerraria a bateria de preparativos com os testes de som e de luz.

— Para a gente, a data já está afinada, mas ainda aguardamos a confirmação por parte do prefeito Eduardo Paes. Na semana passada, ele me disse que esperava o posicionamento do secretário de Saúde, Daniel Soranz — afirma Perlingeiro.

Nesta terça-feira, Soranz confirmou que o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), junta de especialistas que assessora a prefeitura do Rio, discutirá na próxima segunda a queda de todas as medidas de proteção contra o coronavírus em vigor. Segundo o secretário, os cientistas vão bater o martelo sobre a queda da obrigatoriedade do uso de máscaras e avaliar o estabelecimento de uma meta de cobertura vacinal da dose de reforço para o fim do “passaporte da vacina”.

A revisão do protocolo do uso de proteção facial foi debatida no último encontro do grupo, que preferiu, contudo, adiar a discussão para meados de março, para observar se os indicadores da pandemia se manteriam em nível baixo. A nova reunião dos especialistas estava marcada para o próximo dia 14, mas foi adiantada para o dia 7 a pedido do prefeito Eduardo Paes.

Soranz afirma, contudo, que a antecipação do encontro não teve relação com a eventual confirmação dos ensaios técnicos e foi consequência da própria queda dos indicadores da Covid-19.

Questionada, a Riotur disse que não tem as datas confirmadas e que aguarda o posicionamento da Secretaria de Saúde e do comitê científico.

Ainda segundo Perlingeiro, os ensaios técnicos devem acontecer com a presença de público e com a exigência de comprovante de vacinação:

— Ensaio sem público não tem graça. É uma oportunidade para as pessoas verem as escolas de maneira gratuita. Provavelmente vamos ter que pedir o “passaporte da vacina” na entrada, como vamos fazer nos desfiles em abril.

Fonte: G1

Leia também:

pt_BRPortuguese