NotíciasTurismo

Calendário de feiras de turismo começa em maio com aposta no reencontro e em modelo híbrido

 

=

O Turismo é um mercado que preza muito pelo olho no olho, pelo cafezinho e pela convivência e relacionamento com os parceiros. Isso ajuda a explicar a quantidade de feiras e eventos realizados no Brasil. Enquanto alguns reclamam da quantidade, tantos outros aproveitam a oportunidade de estar pessoalmente com clientes e fornecedores e realizam negócios.

Em 2020, no entanto, a pandemia do Covid-19 nos tirou isso. No primeiro semestre apenas o Encontro Comercial Braztoa Rio foi realizado. Tudo que vinha depois foi sendo adiado até passar para 2021. No segundo semestre, com números melhores referentes a infectados e mortes, Festival de Turismo de Gramado e Festival das Cataratas tiveram as suas edições. Menores e ainda com muito receio por parte de expositores e visitantes.

O desenho de 2021 parece ter começado igual. Muitos adiamentos empurraram praticamente todos os eventos para a segunda metade do ano. A diferença, porém, é que há uma esperança maior de que sejam realizados neste ano.A campanha de vacinação já começou e promete acelerar a partir deste mês de março. Com isso, a segurança para a realização destes eventos aumenta. Mesmo com a viabilização dos eventos presenciais, quase todas as feiras terão também uma versão virtual, inaugurando a era dos eventos híbridos.

O objetivo é proporcionar a quem ainda não se sente seguro em participar a oportunidade de conhecer os produtos e serviços apresentados. Ao todo serão sete feiras, sendo cinco delas no segundo semestre. O calendário começa com a BNT Mercosul, entre os dias 24 e 28 de maio. Em seguida vem o Festival das Cataratas, realizada entre 9 e 11 de junho. Na segunda metade do ano acontecem Aviesp Expo (30/06 e 01/07), WTM-LA (3 a 5/08), Abav Expo (29/09 a 01/10), BTM (22 e 23/10) e Festuris (4 a 7/11). Confira nesta matéria os detalhes de cada uma delas.

BNT MERCOSUL

BNT Mercosul

Umas das principais feiras do sul do Brasil e referência no setor de turismo nacional, a BNT Mercosul será responsável por abrir o calendário de feiras. Após o cancelamento do evento em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, a organização confirmou, no fim de janeiro, realização do evento este ano.

A 26ª edição da BNT Mercosul acontecerá entre os dias 24 e 28 de maio. Esta será a primeira vez que a feira será realizada em parceria com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta também será a primeira vez que a BNT acontecerá de maneira híbrida, com ações presenciais e online.

Nesta edição a BNT fará famtorus online com parcerias, além de uma rodada de negócios entre prestadores de serviços e operadores do Brasil. Países do Mercosul também marcarão presença nesta edição. Cada setor (expositores, agentes, imprensa, destinos) receberão as informações detalhadas de acordo com o perfil da participação.

“Vai ter BNT sim, de maneira híbrida. Porque não é o momento de a gente reunir seis mil profissionais de turismo de maneira profissional como a gente sempre fez”

Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul

Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul


DATA:
 de 24 a 28 de maio
LOCAL: Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí (SC)
FORMATO: Online e presencial
ORGANIZAÇÃO: Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau
INFORMAÇÕES: bntmercosul.com.br

FESTIVAL DAS CATARATAS

Segundo dia do Festival das Cataratas também registra movimentação intensa

O Festival das Cataratas foi, ao lado do Festuris, um dos únicos eventos de Turismo realizados no ano de 2020. A organização do evento já confirmou a sua realização nos dias 9, 10 e 11 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). A estrutura montada para o evento seguirá os mesmos protocolos adotas em 2020, como corredores espaçados, aferição de temperatura e totens com álcool gel espalhados por toda a feira. A expectativa, assim como no ano passado, é reunir cerca de 100 marcas de turismo.

Um dos destaques do ano passado foram os robôs com radiação ultravioleta do tipo C (UVC), capazes de destruir qualquer tipo de vírus, fungos e bactérias, ajudavam no processo de higienização dos ambientes. A inovação foi resultado de um projeto executado em parceria pela Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com apoio da Receita Federal. Para evitar o contato com papel, materiais de divulgação puderam ser compartilhados por meio de uma ferramenta virtual.

Outra inovação ajudou a evitar aglomerações. Com o auxílio de cinco câmeras com a tecnologia IoT (Internet das Coisas), distribuídas por toda a Feira, e conceitos de Inteligência Artificial, o software +AnalíticoEventos, desenvolvido pelas empresas Primer Analitycs e Prime Shopper, permitiu a contagem inteligente de pessoas, indicando a porcentagem de ocupação em relação à lotação máxima permitida, que no caso do Festival não ultrapassou os 65%.

“Todos nós, organizadores e público, tivemos a coragem e a resiliência de promover essa edição do evento (no ano passado). Com responsabilidade, mostramos que é possível promover a retomada do turismo de forma segura. Muitas pessoas dependem do setor, uma fonte econômica muito importante do nosso destino e do Brasil”

Paulo Angeli é o novo secretário de Foz do Iguaçu

Paulo Angeli, organizador do Festival das Cataratas

DATA: 9, 10 e 11 de junho
LOCAL: Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR)
FORMATO: Presencial
ORGANIZAÇÃO: De Angeli Eventos & Empreendimentos
INFORMAÇÕES: festivaldascataratas.com

AVIESP

Corredores movimentados no segundo dia da feira

A 43ª edição da Aviesp Expo será realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho, no hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. A feira, considerada a principal do interior paulista, terá como tema “Reencontro”, com o objetivo de fortalecer o relacionamento e a promoção de novos negócios entre agentes de viagens e os principais fornecedores do setor.

A edição de 2021 marca a retomada do evento presencial após o cancelamento da edição de 2020, por conta da pandemia de Covid-19. No ano passado, a feira aconteceria originalmente em março, mas foi adiada para o fim de julho e depois adiada novamente. Mediante o cenário da pandemia, a organização então optou por realizar a 42ª edição de forma virtual, dentro do Abav Collab.

O evento vai abrir o segundo semestre do setor, com a expectativa de um cenário de avanço da vacinação. Diferentemente da estratégia adotada por outras feiras de turismo, a Aviesp não contará com uma versão online, justamente por apostar na realização como um modo de estimular o reencontro de profissionais do setor, seguindo a todos os protocolos de saúde e segurança.

“Para esta edição escolhemos o tema Reencontro, uma vez que os profissionais do setor estão ávidos para retomar os seus contatos e relacionamentos. Com a volta das viagens e dos negócios, o Turismo também vai reencontrar o seu lugar no mundo após praticamente um ano de queda. A Expo é a nossa contribuição para acelerar esta retomada”

Marcos Lucas, presidente da Aviesp

Marcos Lucas, presidente da Aviesp

DATA: de 30 junho a 1º de julho
LOCAL: Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia (SP)
FORMATO: Presencial
ORGANIZAÇÃO: Aviesp
INFORMAÇÕES: https://aviesp.com/

 

WTM LATIN AMERICA

WTM-lA 2018 pode receber recorde de público

Considerado um dos mais importantes eventos do setor, a WTM Latin America retorna em 2021 após o cancelamento da edição de 2020. O evento físico acontece de 3 a 5 de agosto, no pavilhão verde do Expo Center Norte, em São Paulo. Na semana seguinte, nos dias 10 e 11 de agosto, acontece o evento virtual das 8h às 15h.

Inicialmente, a feira estava prevista para junho, mas foi reagendado para permitir uma melhor adequação dos expositores a respeito de novos produtos a serem lançados para um novo perfil de viajante pós-covid, além de contribuir para um planejamento mais efetivo tanto dos visitantes quanto dos clientes para a participação nos cinco dias do evento.

Visitantes virtuais contarão com uma plataforma digital dedicada em que todos poderão agendar reuniões e conduzir negócios por videoconferências. Os visitantes do evento presencial terão acesso ao pré-agendamento de reuniões, além da participação dos principais players do turismo expondo no evento, com todos os protocolos globais de segurança dentro da diretriz Covid Safe Events que tem permeado todos os eventos da Reed Exhibitions.

“Queremos criar oportunidades para o maior número de pessoas para participar do evento. Quando se fala do evento físico, está faltando para todos nós esta conexão e olhar nos olhos das pessoas. E Turismo é sobre pessoas, por isso a parte presencial é muito importante. E estamos trazendo a parte virtual, que traz mais valor à feira porque dá a oportunidade de falar com mais pessoas”

Simon Mayle, diretor da WTM-LA

Simon Mayle, diretor da WTM-LA

DATA: de 3 a 5 de agosto (presencial) e nos dias 10 e 11 de agosto (online)
LOCAL: Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
FORMATO: Presencial e Online
ORGANIZAÇÃO: Reed Exhibitions Alcantara Machado
INFORMAÇÕES: www.wtm.com/latin-america/pt-br.html

ABAV

Segundo dia da 47° Abav Expo

A Abav Expo voltará a contar com uma edição presencial em 2021, após o cancelamento em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19. A feira acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, seguindo os tradicionais protocolos de segurança, como controle de acesso, número reduzido de participantes e mudanças na Vila do Saber e no espaço de circulação dos eventos.

Inspirada no Abav Collab, realizado no ano passado, o evento contará também com uma edição virtual, para atender a profissionais que não conseguirem visitar a feira, ou optarem por acompanhar virtualmente. A entidade já desenvolveu formatos específicos para os estandes físicos e virtuais. Nos físicos serão quatro metragens (12, 30, 48 e 80 metros quadrados), além de três módulos no online.

As mudanças nos espaços físicos serão elaboradas para diminuir a circulação. Já Vila do Saber terá mudanças em seu tradicional formato de arenas para atender a regras de distanciamento social. O evento também contará com caravanas de agentes de viagens. As inscrições do evento serão limitadas e os associados da Abav poderão se inscrever com 30 dias de antecedência em relação ao público geral. O black friday de viagens, realizado em 2020 e 2019 também se repetirá em 2021.

“Não é o mesmo evento que a gente sempre fez, não é deste tamanho, porque a gente tem respeito por esta pandemia e sabemos aonde a gente pode ir. No ano passado não fizemos nenhum evento físico justamente por este respeito a pandemia”

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

DATA: de 29 de setembro e 1º de outubro
LOCAL: Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
FORMATO: Presencial e Online
ORGANIZAÇÃO: Abav Nacional
INFORMAÇÕES: www.abav.com.br

BTM

Grupos sairão de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e Brasília, para uma imersão in loco sobre as novidades da consolidadora

Dois anos após a anúncio, a Brazil Travel Market será realizada 22 e 23 de outubro de 2021. A feira, antes chamada Festival JPA, acontecerá pela primeira vez em Fortaleza, marcando o início de uma nova etapa no evento. Após dois adiamentos, de outubro de 2020 para maio 2021 e depois para outubro, a feira teve sua realização confirmada pela organização.

A organização destacou que o vento cumprirá todos os protocolos sanitários para garantir a segurança dos participantes. O evento deve contar com um maior número de expositores nacionais, mas trará destaques internacionais já tradicionais, como a área de Estados Unidos. Este ano outras três áreas temáticas também serão destaque: Luxo, Tecnologia e Operadoras

Também estão confirmadas a realização de rodadas de negócio, capacitações e as tradicionais caravanas, que devem acontecer em um novo formato para respeitar os protocolos. A BTM também já conta com expositores confirmados como Air Canada, Coris, Ceará, Vila Galé, Expedia, MasterOp, Noronha Brasil, MSC Cruzeiros e Visit Florida.

“A feira está confirmada e estamos vendo uma reação muito positiva de todo o mercado. A gente nota que muitas empresas têm esta necessidade do contato pessoal e o online não conseguiu atender esta demanda. Por isso nossas expectativas estão altas. O mercado de turismo tem mudado a cada dia com a pandemia e o evento quer acompanhar estas mudanças”

Claudio Junior, diretor da BTM

Claudio Junior, diretor da BTM

DATA: de 22 E 23 de outubro
LOCAL: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).
FORMATO: Presencial
ORGANIZAÇÃO: BTM
INFORMAÇÕES: braziltm.com.br

FESTURIS

Projeto valoriza a dedicação e participação de executivos do setor turístico com a intenção de aproximar os agentes de viagens à Feira

O Festuris foi o primeiro evento presencial de Turismo a ser realizado desde o início da pandemia e a sua realização mostrou a viabilidade de uma feira, desde que siga protocolos sanitários adequados para garantir a segurança de expositores e visitantes. Com esta expertise, a organização do evento confirmou em fevereiro da edição presencial em 2021, que será realizada entre os dias 4 e 7 de novembro.

Em sua 33ª edição, a feira terá como slogan “Reconstruindo o Turismo”. O evento terá suas oito áreas temáticas (Mice, Tecnologia, Green Experience, Saúde, LGBT, Luxury, Wedding e Business), além do tradicional Meeting Festuris. Aorganização ainda pretende adotar novos modelos, como a implementação de espaços de capacitação nos próprios estandes e o estímulo ao agendamento, que foi fator de destaque na edição do ano passado.

Ainda em início de comercialização, o Festuris já conta com cerca de 30% dos espaços da feira negociados, incluindo grandes players e destinos nacionais e internacionais. A área de exposição contará com mais espaços entre os estandes para facilitar. Para este ano, a expectativa é de que o evento seja realizado em um cenário em que a vacinação já esteja em fase avançada para que o evento possa aumentar um pouco mais seu limite de visitantes (ano passado foi de 5 mil) e atrair compradores de outras regiões além da Região Sul, como foi no ano passado.

“Provamos para o Brasil que é possível realizar um evento com todo o cumprimento dos protocolos de segurança e rentabilizar a participação dos expositores. O feedback foi muito positivo, mesmo com a redução do evento. Nossa expectativa é potencializar e aumentar o evento em relação ao ano passado e pra isso esperamos que o segundo semestre tenhamos um cenário mais brando. Conseguimos reestruturar o layout, aumentamos o espaço entre os estandes e otimizamos o tempo dos visitantes com os agendamentos. Queremos repetir essa fórmula”

 

Eduardo Zorzanello

Eduardo Zorzanello, diretor do Festuris

 

DATA: de 4 a 7 de novembro
LOCAL: Serra Park, em Gramado (RS).
FORMATO: Presencial
ORGANIZAÇÃO: Rossi & Zorzanello
INFORMAÇÕES: www.festurisgramado.com

Fonte: Mercado & Eventos

Leia também: