O regulador de concorrência da Espanha, a CNMC, multou a Booking.com (BKNG; Nasdaq) em 413,2 milhões de euros nesta terça-feira (30), afirmando que a empresa de viagens online abusou de sua posição dominante no mercado no país. Há pouco, as ações da Booking.com caíam 1,10% em Nova York. É o que informa a agência Dow Jones.
O órgão de fiscalização disse que, desde 2019, a Booking.com impôs condições que não são as mesmas para todos os hotéis espanhóis que usam a plataforma para suas reservas. Isso incluiu impedir que os hotéis oferecessem preços mais baixos para seus quartos do que os anunciados na Booking.com, enquanto a plataforma pode reduzir unilateralmente o valor em seu site.
A Booking.com, que tem sede na Holanda, também forçou hotéis a resolverem disputas legais sob a lei holandesa em vez da espanhola, resultando em custos de litígio desiguais, disse o regulador. A CNMC também afirmou que a Booking restringiu a concorrência de outras agências de viagens online por meio de práticas como classificar os hotéis de acordo com o número de reservas em sua plataforma. Isso incentivou os hotéis a direcionarem as reservas apenas através da plataforma.
Uma porta-voz da Booking.com disse que a empresa, que detém uma participação de 70% a 90% do mercado na Espanha, pretende recorrer da decisão na Justiça. “Discordamos fortemente do resultado. A Lei de Mercados Digitais da União Europeia é o fórum adequado para discutir e avaliar a maioria dessas questões e uma oportunidade para acordar soluções que se apliquem em toda a Europa, em vez de país por país”.
As informaçao sao do Valor investe Globo.com