Notícias

Antigo campus da Gama Filho vai se transformar em Parque Piedade, com centro cultural e área de lazer

Antigo prédio da Universidade Gama Filho, em Piedade – Foto: Reprodução

Fechado desde 2014, antigo campus vai virar um área de lazer nos moldes do Parque Madureira

Abandonado há cerca de oito anos no bairro de Piedade, na Zona Norte do Rio, o antigo campus da Universidade Gama Filho irá se transformar no “Parque Piedade”, um espaço com centro cultural, esportivo e com área de lazer, nos mesmo moldes do vizinho Parque Madureira. O projeto será desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Fecomércio-RJ. As informações foram divulgadas pelo jornal Extra.

O local, que já foi símbolo de prosperidade para a região, abriga atualmente apenas as ruínas da Gama Filho, gerando degradação e representando o descaso com umas das instituições que já foi uma das mais prestigiadas do município. O campus está avaliado em R$ 308 milhões, segundo valor estabelecido por administradores judiciais.

A nova área de lazer do Rio terá quase 17,7 mil metros quadrados, onde haverá um centro cultural, esportivo e educacional. Conforme informou o jornal Extra, o projeto do município foi revelado depois de, no último dia 16, o prefeito Eduardo Paes ter publicado em Diário Oficial um decreto que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, 35 endereços da universidade. E pretende ser a alavanca para uma retomada de todo o entorno.

Os croquis iniciais incluem uma esplanada para eventos, um mirante, hortas comunitárias, anfiteatro, quadra de esportes, praça de skate e espaços com brinquedos de “alta qualidade”, além de uma área comercial para restaurantes e lojas. Passarelas devem ligar o parque à estação de trem e ao trecho do bairro localizado do outro lado da linha férrea. E no edifício onde funcionava a biblioteca da universidade, que hoje se vê depredado por quem passa pela Rua Manoel Vitorino, funcionará um centro de tecnologia.

O projeto conceitual do parque foi todo elaborado pelos arquitetos e urbanistas da prefeitura. O scretário de planejamento urbano, Washington Fajardo afirma que uma licitação já foi lançada para contratar a empresa que fará o projeto para a execução das obras, o que ajudará a definir valores e prazos para que a construção do local saia do papel.

Já a Fecomércio informou que já desenvolve o projeto para as construções que serão destinadas à federação. Assim que “estiver finalizado, ele ficará à disposição da prefeitura do Rio, aguardando o momento em que a instituição tiver autorização para dar início ao projeto”, diz o comunicado.

Nova área de lazer e moradores

Ainda na nota, a federação ressalta que na região já há três empreendimentos imobiliários em andamento, cada qual de uma construtora diferente. Ao todo, são 1.700 novas unidades habitacionais. O parque, afirma o Vaz, também servirá a esses novos moradores. E ele espera que atraia novos investidores à região, em consonância com os planos do município de estímulo a uma renovação da Zona Norte, sobretudo, na direção dos ramais de trem que cortam a região.

Essa também é a expectativa de Fajardo. Ele lembra que uma das bases da revisão do plano diretor do Rio, em debate na Câmara, é o estímulo ao adensamento de áreas próximas aos corredores de transporte de alta capacidade. Assim como é discutida a substituição, por exemplo, de velhas fábricas por moradias, como ocorre com a União, em Piedade, que está sendo transformada em condomínio.

Um movimento inicial nesse sentido ocorreu em abril do ano passado, quando Paes assinou um primeiro decreto para desapropriar o imóvel da Gama Filho. Já foi, na época, um alento a moradores e credores, que esperavam uma definição desde a falência do grupo, em 2014.

O campus tem 57.300 metros quadrados de área construída e capacidade para 40 mil estudantes. Mas, quando fechou, havia cerca de 9 mil alunos, muitos que até hoje não conseguiram ter o diploma, porque a universidade foi descredenciada pelo MEC, antes de ser decretada a falência do Grupo Galileo, responsável, na época, pela Gama Filho e UniverCidade.

Vereador recebe diretoria da Fecomércio

Primeiro secretário da Câmara Municipal, o vereador Rafael Aloisio Freitas (Cidadania) recebeu a diretoria da Fecomércio para conhecer o projeto da entidade para revitalizar o espaço da Universidade Gama Filho.

De acordo com o projeto da Fecomércio, que ainda depende de aprovação da Prefeitura do Rio, os prédios da universidade serão reformados. E passarão a abrigar unidades do Sesc e do Senac, com cursos e oficinas de idiomas, tecnologia, artes e ciência, teatro, biblioteca, salas multiuso e galeria, além de um parque aquático, um ginásio poliesportivo e uma escola infantil para filhos de empregados do comércio.

O bairro de Piedade faz parte da área da Região Administrativa do Méier junto com outros 15 bairros, onde vivem mais de 400 mil pessoas. A Prefeitura do Rio publicou no último dia 16 decreto desapropriando o campus da universidade, mas ainda não anunciou como o local será ocupado.

O projeto da Fecomércio é bastante interessante no sentido de fortalecer as ações de esporte, cultura, educação e assistência na região”, observa o vereador Rafael Aloisio Freitas.

Um pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises com 650 empresários do entorno da região da Gama Filho mostra que 98,4% deles avaliam como muito importante e importante a revitalização do campus da antiga universidade. E 77% acreditam em aumento do seu faturamento a partir daí. Para 26,6% dos entrevistados a segurança no entorno vai melhorar, enquanto outros 13,5% afirmam que a revitalização vai dar maior visibilidade para toda a região.

Este ano, o falecido vereador Aloisio Freitas, que foi presidente da Câmara e é pai do Rafael Aloisio Freitas, faria 50 anos de formado em Medicina pela Universidade Gama Filho. Foi o Rafael Aloisio Freitas que, durante a campanha de 2020, levou o prefeito Eduardo Paes a conhecer a situação de abandono do espaço.

Fonte: Diario do Rio

Leia também:

pt_BRPortuguese