A Aliança pelo Centro do Rio, entidade integrada por empresários e personalidades públicas voltadas para o desenvolvimento e soerguimento das atividades da região, vai comemorar 1 ano de intensas atividades no próximo dia 23/09. Para celebrar os grandes resultados já conquistados pela entidade será realizado o workshop “Como revitalizar e inovar os centros das cidades brasileiras”, com o objetivo de discutir o futuro de tais regiões como importantes centros econômicos nacionais. Comparecerão ao evento: Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro; Eddie Andrews, o vice-prefeito da Cidade do Cabo, na África do Sul; Morgan Doyle, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Brasil, além de líderes empresariais, autoridades governamentais e investidores.
Criada como um movimento de caráter movimento suprapartidário, a Aliança pelo Centro do Rio, tem como objetivo ultrapassar as dificuldades socioeconômicas pelas quais os centros Histórico e Comercial do Rio de Janeiro vêm atravessando ao longo das décadas. Com o advento da pandemia, a atuação do grupo – formado por empresários locais, gestores públicos, membros da sociedade civil e do universo político -, foi de grande importância para que os impactos gerados pela crise sanitária não piorassem ainda mais os gargalos já existentes na região.
Afora, as motivações históricas já conhecidas por todos sobre a decadência do Rio de Janeiro – a transferência da capital federal para Brasília é apenas uma delas -, há outras mais próximas e de fácil resolução quando os atores envolvidos estão voltados a concretização de interesses comuns.
Em seu artigo, “Hub Inovação e a Aliança pelo Centro do Rio”, publicado no DIÁRIO DO RIO, Luiz Eduardo Carneiro, descreveu o cenário em que a região central se encontrava, antes da criação da Aliança pelo Centro do Rio: “A falta de união entre estado e município, entre as diversas associações comerciais e industriais concorrentes, a falta de sinergia e de alinhamento em busca de soluções consensuais, entre todos os atores relevantes, levaram e levam o Rio de Janeiro a uma situação de descalabro financeiro, insegurança e de desvalorização patrimonial sem precedentes”.
Foi tal diagnóstico que fez com empresários, políticos, representantes do estado e do município, entre outros atores sociais fossem levados a criar a entidade, em 23/09/2021. Desde então foram muitas as reuniões e planos de ação para que a região do Centro do Rio começasse a recobrar o seu papel como geradora de empregos, de desenvolvimento tecnológico, de conhecimento e cultura. Ainda vale lembrar que iniciativas de grande impacto social local, como o Reviver Centro, tiveram um forte e impulsionamento das discussões e proposições feitas por grupos e pessoas envolvidas no Aliança pelo Centro do Rio.
A comemoração do primeiro ano de frenéticas atividades desenvolvidas pela entidade vem mostrar que a união entorno de objetivos comuns transforma, de fato, as realidades mais desafiadoras. A realização do workshop “Como revitalizar e inovar os centros das cidades brasileiras” é mais um passo na direção da busca de soluções inovadoras e adequadas para os desafios enfrentados pelos centros das cidades nacionais que, apesar dos traços regionais diferenciadores, revelam também disfuncionalidades comuns que lavam a um debate mais amplo.
O workshop, que terá formato híbrido (presencial e virtual), acontecerá no Edifício Vista Carioca, localizado na Av. Presidente Vargas, nº 1.121, das 9h às 14h30. As inscrições são gratuitas, mas requerem a antecipação dos interessados, já que o número de assentos é limitado.
A organização da Aliança pelo Centro do Rio enviará mensagens aos interessados sobre a disponibilidade ou não de assentos, para a participação presencial. O acesso virtual, no entanto, poderá ser feito sem restrições pelo canal da Aliança Centro-Rio, no YouTube. A programação completa e as inscrições podem ser feitas no hotsite: aliancacentrorio.com
O workshop “Como revitalizar e inovar os centros das cidades brasileiras” conta o patrocínio da Sergio Castro Imóveis, do Edifício Vista Carioca e a GTIS Partners.