Doze praias do RJ foram escolhidas para receber a Bandeira Azul, um selo internacional de certificação da Foundation for Environmental Education (FEE), para a temporada 2024/2025. São três praias a mais do que o ano passado.
Diversos critérios são levados em consideração para a concessão do título, como a qualidade da água, a limpeza da praia, o valor cultural do local e o oferecimento de atividades de educação ambiental para a população. Para ter o selo, é preciso atender a 34 pré-requisitos.
Praias escolhidas
- Azeda/Azedinha, Armação dos Búzios
- Forno, Armação dos Búzios
- Tucuns, Armação dos Búzios
- Lagunas Caiçara, Arraial do Cabo
- Peró, Cabo Frio
- Ubás, Iguaba Grande
- Sossego, Niterói
- Prainha, Rio de Janeiro
- Reserva, Rio de Janeiro
- Grumari, Rio de Janeiro
- Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeia
- Itaúna, Saquarema
Prainha, Zona Oeste do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1
O que é a Bandeira Azul
A Bandeira Azul concedida significa mais qualidade da água para os banhistas e moradores dos locais que obtiverem os certificados validados pelo júri internacional e eleva o turismo da cidade a uma nova categoria.
Cabana dos Pescadores entre as praias do Peró e das Conchas, em Cabo Frio, no RJ — Foto: Jhony Bianch
O programa que avalia as candidaturas conta com júri internacional e emite a certificação oficial dos vencedores do Hemisfério Sul no mês de novembro, quando se inicia a temporada de verão.
O certificado é reconhecido internacionalmente e tem como objetivo elevar o grau de conscientização da população e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.
Rio ganha mais uma praia limpa
Pequena faixa de areia tem visão para o Pão de Açúcar — Foto: Reprodução/TV Globo
Um cantinho escondido em um dos cartões postais mais famosos do Rio, a Praia da Glória tem atraído cada vez mais visitantes. Há 2 meses, a praia começou a ser monitorada. Estão sendo feitos testes de balneabilidade no local, e a notícia é ótima: a praia está própria para banho.
Os técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recolhem amostras da água e monitoram a qualidade.
“Além de a praia estar balneável, a gente pode afirmar que a vida marinha voltou nessa região. As tartarugas voltaram. Espécies marítimas que não tinham, como cavalo marinho e diversos outros tipos de peixe, também estão de volta”, fala Bernardo Rossi, secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade.
A faixa de areia na Glória é oficialmente a mais nova praia do estado. Uma solicitação dos próprios frequentadores.
“Quando eu era criança eu não vinha de jeito nenhum, porque era muito suja, e agora ela está limpa, tem até peixinho, tartaruga”, conta a produtora Fernanda Franco.
Créditos: G1