Notícias

10 experiências para relaxar e curtir o Rio no Fairmont Copacabana

10 experiências para relaxar e curtir o Rio no Fairmont Copacabana

22/02/2021  16:16 | Artur Luiz Andrade

Fairmont Rio

default

Depois de um investimento de R$ 360 milhões no prédio na praia de Copacabana que ocupou os hotéis Rio Palace e Sofitel Rio, a Accor abriu, no segundo semestre de 2019, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, adaptando a tradicional e luxuosa marca canadense para a paisagem e modo de vida carioca.

O hotel estava praticamente saindo do soft opening quando chegou a pandemia, que obrigou a rede a fechar o Fairmont por alguns meses. Meses dedicados a estudar o novo mercado, os novos desejos dos hóspedes e a adaptar o hotel às viagens protegidas e com responsabilidade.

Antes do fechamento por causa da pandemia, o Fairmont Rio tinha 80% de seu movimento vindo do público estrangeiro e dos eventos e viagens corporativas. O que desapareceu em um estalar de dedos. Na reabertura, além de ter um produto para um novo cliente (nacional, buscando relax e isolamento, e preocupado com a saúde), o hotel viu também um redesenho nos canais de distribuição.

O diretor de Vendas e Marketing, Michael Nagy, fez um mapeamento de quase 20 segmentos para trabalhar diretamente, e tem atuado bem próximo com agências de viagens corporativas que têm departamento de luxo, agências puramente de luxo, operadoras em todo o País, inclusive a CVC, que tem tido boa performance no hotel, além de parcerias com marcas e empresas para ações em conjunto.

O resultado é um resort urbano de luxo, novo em folha, em local privilegiado em frente à Praia de Copacabana, com uma vista deslumbrante e adaptado ao novo momento. Além do lazer de luxo e experiências, já é possível fazer eventos seguindo todos os protocolos e com a segurança do programa AllSafe da Accor.

O editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, passou um fim de semana no hotel para conferir essas mudanças e que tipo de experiência está disponível. O Fairmont está apenas com 50% de seus 375 apartamentos abertos, para garantir que os protocolos de saúde sejam cumpridos e não haja aglomerações, e recebeu nesse verão um público mais jovem, de classe alta, casais, hóspedes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e outros Estados, moradores do Rio querendo escapar do confinamento em casa, e uma pequena parcela de estrangeiros – a tripulação da American Airlines se hospeda no hotel.

Já há eventos de pequeno porte sendo realizados e a flexibilidade e tamanho das 13 salas e espaços de evento, além de tecnologia, permitem distanciamento físico e a participação de pessoas à distância.

À medida que as restrições forem diminuindo, o hotel vai voltando a oferecer mais e mais experiências (como os andares Gold Floors e o Gold Lounge, ainda fechados enquanto os mordomos não puderem ter uma interação personalizada com os hóspedes) e já prepara lançamentos, como um quiosque na Praia de Copacabana, e um programa de gastronomia em parceria com restaurantes da cidade, além de outros projetos ainda em sigilo.

Confira abaixo 10 experiência possíveis e seguras no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, que se tornou um dos lugares mais desejados dos cariocas e turistas nacionais nesse momento pré-retomada das viagens.


default

1 – Piscina com Pão de Açúcar
O Fairmont Copacabana transformou a área da piscina principal em um grande lounge a céu aberto, com áreas molhadas com diferentes profundidades e espaços secos que viram mini-lounges com sofás, poltronas e mesas. A piscina tem borda infinita que se integra ao mar e à paisagem de Copacabana, inclusive o Pão de Açúcar. Na parte mais rasa há espreguiçadeiras (com distanciamento físico) e ao redor esses espaços para cada família ou grupo ficar isolado dos demais – geralmente separados por plantas e móveis.

O espaço da piscina se transforma durante o dia: da tranquilidade das primeiras horas da manhã, ao burburinho do almoço, a agitação do happy hour e ao glamour noturno, com shows ao vivo nos finais de semana. Na mesma área estão o restaurante Marine Restô (que funciona todo o dia e também tem mini-lounges na área externa, de frente para a praia) e o Spirit Copa Bar, que conta com mesas e lounges na área externa, muito procurados à noite, durante os shows. Bar da piscina, sorvetes, drinques e uma quantidade muito boa de colaboradores, sempre presentes e a postos para ajudar com as espreguiçadeiras, anotar os pedidos de gastronomia e auxiliar os hóspedes com suas demandas.

A piscina é o coração do Fairmont, um hotel que se adaptou ao cenário onde está. Se no Canadá, as unidades Fairmont são em prédios históricos e tradicionais, no Rio está num prédio modernizado, com decoração inspirada na cidade e na década de 1950, em uma atmosfera clean e luxuosa.

Área com serviço de praia, em frente ao hotel e ao lado da quadra de beach tennis e do stand up paddle
Área com serviço de praia, em frente ao hotel e ao lado da quadra de beach tennis e do stand up paddle

2 – Esportes ao ar livre
O bem estar e as atividades ao ar livre estão na lista de desejos do hóspede pós-pandemia. Um hotel em frente à praia tem que, naturalmente, oferecer opções para atender a essa necessidade e o Fairmont Rio tem um espaço na praia de Copacabana, com espreguiçadeiras, toalhas, água e funcionários do hotel. Também tem aulas de beach tennis, stand-up paddle e ioga. As atividades precisam ser agendadas e podem estar inclusas nos pacotes ou ser pagas à parte.

Caminhar ou correr na praia, se juntar aos cariocas em jogos de vôlei, futevôlei, frescobol, altinhas e outras modalidades, e apostar nos esportes náuticos são outras atividades que os hóspedes podem fazer por conta própria nas proximidades do hotel.

default

3 – Aulas com os chefs
É possível participar de aulas gastronômicas com os principais chefs do Fairmont, incluindo o francês Jérôme Dardillac, que comanda a gastronomia do hotel e um workshop de risotos que faz muito sucesso. Aulas de pâtisserie (com a chef Letícia Cruz) e outras especialidades também estão disponíveis.

default

4 – Experiências gastronômicas
Além de degustar os variados ménus do hotel na piscina, nos bares e restaurantes, ou mesmo nos apartamentos, é possível reservar pequenos eventos temáticos, como o Cachaça Experience, happy hour na piscina, luau com churrasco de frutos do mar, workshop de drinques e degustação de sorvetes e cafés. Tem até happy hour com experiência na cozinha principal do hotel.

Suíte com um quarto e duas varandas
Suíte com um quarto e duas varandas

5 – No quarto e na varanda
São 375 apartamentos e 68 suítes, todos com varandas. O prédio tem o formato de um H arredondado, com toda uma ala voltada para a Praia de Copacabana. Dependendo da localização do quarto, a vista varia, mas sempre com a praia e as montanhas (incluindo o Pão de Açúcar) à frente. O Forte de Copacabana fica bem em frente ao hotel e à noite fica iluminado (de dia vale a visita para apreciar novos ângulos do Rio).

Os apartamentos laterais ou voltados para a avenida N. S. de Copacabana têm vistas menos espetaculares, mas, especialmente do nono andar para cima, pode-se ver o por-do-sol de Ipanema, e o mar de Copacabana e Ipanema. Também os apartamentos de trás têm vista para segunda piscina do hotel.

Os quartos são muito amplos, com estrutura renovada e que em nada lembram o antigo Sofitel, por exemplo. Nas suítes (de um ou dois quartos) ou na Signature Suite, as opções de espaço são ainda maiores, com varandas que se multiplicam e oferecem os mais variados ângulos de Copacabana. Ficar na varanda curtindo o show ao vivo da piscina ou apreciando a vista com seu drinque favorito é um programa certo para os hóspedes do Fairmont. No sétimo andar, logo acima da piscina, os quartos têm varandas envidraçadas e com o vidro bem alto, ideal para famílias com crianças.

Spa Willow Stream
Spa Willow Stream

6 – Spa Willow Stream
Com cinco salas de massagem, incluindo para casais, o Willow Stream é o spa do Fairmont Rio. Marca própria da rede, o spa tem diversos tipos de massagens e tratamentos, e ainda conta com amplos vestiários e área de relaxamento e espera.
No andar térreo, há uma loja e um café, o Coa & Co Café, que no momento está fechado, devido às restrições da pandemia. Entre o térreo e o sexto andar, 13 salas de eventos, com 1,5 mil metros quadrados e muitas com luz natural, além do Golden Lounge, para os hóspedes dos andares Gold (12º e 13º), mas também temporariamente fechado.

Segunda piscina do hotel
Segunda piscina do hotel

7 – Piscina tranquila
O Fairmont tem uma segunda piscina, também no sexto andar, na parte de trás do hotel, voltada para a avenida N. S. de Copacabana. Os hóspedes não veem a avenida, pois foi feito todo um trabalho de paisagismo e decoração do local. A piscina conta com bar, espreguiçadeiras e áreas privativas, como mini-lounges, que garantem privacidade e isolamento para os grupos e famílias. Em algumas tardes, um DJ toca no local.

A piscina fica mais tranquila durante o dia, portanto é ótimo lugar para relaxar, e mais agitada no final da tarde, quando o sol já está mais forte em Ipanema e a piscina principal do hotel fica na sombra.

Uma das salas da academia do Fairmont Copacabana
Uma das salas da academia do Fairmont Copacabana

8 – Esportes indoor
A academia do Fairmont é bastante completa e espaçosa, com acesso livre para os hóspedes. Fica no sexto andar do hotel, que reúne o spa, a recepção, lobby, restaurante, bares e piscinas.

default

9 – Spirit Copa Bar
De dia, para quem quer fugir do sol, mas apreciar drinques e petiscos com a vista da Praia de Copacabana. De tarde, para lanches, reuniões e relax. De noite para encontros, um jantar light, ouvir os shows dos finais de semana e se sentar tendo a vista noturna da praia. O Spirit Copa Bar conta com mini-lounges ou camarotes, mesas mais perto da piscina e ambientes internos. Destaque para as mesas que estão bem na curva do prédio, ao ar livre e com Copacabana quase à mão. O espaço também conta com piano, obras de arte e pode ser reservado para eventos.

Board room com divisórias para cada espaço na mesa
Board room com divisórias para cada espaço na mesa

10 – Eventos possíveis
Por falar em eventos, eles já são uma realidade segura e responsável. O programa AllSafe, da Accor (https://www.allsafeandwell.com/), reúne uma série de protocolos para todo o hotel, incluindo a realização de eventos. E vários já estão ocorrendo nas 13 salas ou demais espaços, respeitando o distanciamento (no board room há placas de acrílico dividindo os lugares, por exemplo), cumprindo todas as recomendações. Eventos pequenos e híbridos já estão ocorrendo, além de reuniões, gravações e encontros menores. Todos os andares de eventos contam com tecnologia, segurança e estrutura modernizada.

SEGURANÇA

Aliás, visitamos a sala de segurança do Fairmont Copacabana, cujas câmeras controlam todos os espaços dentro do hotel (para hóspedes e colaboradores), além de toda a orla de Copacabana. É um dos sistemas de segurança mais sofisticados da hotelaria brasileira, responsável por garantir a presença de empresas e hóspedes americanos (como a American Airlines) e que usa inteligência para monitorar movimentações automaticamente e alertar toda a equipe de segurança do hotel.

Com todas as experiências e cuidados que se esperam de um resort urbano no meio da pandemia, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é um produto alinhado com os desejos e necessidades do viajante pós-pandemia, e se mostra pronto para a full experience quando as restrições terminarem. Vale destacar que uma viagem responsável depende também do comportamento do viajante, que deve respeitar os protocolos, evitar aglomerações e ter cuidados para não colocar em risco sua saúde e a dos outros. Com a estrutura montada pelo Fairmont fica mais fácil, garantindo uma experiência de luxo no Rio como há muito tempo não tínhamos.

Dica importante: baixar o aplicativo do hotel antes da hospedagem é essencial. Por ele, o hóspede tem acesso a todos os serviços e pode fazer pedidos de room service ou agendar esportes e spa.

CONTATOS
Saiba mais sobre o hotel nas redes sociais, como Instagram (@fairmontrio), com bastante conteúdo de experiências, no Spotify, com uma playlist exclusiva, e no site fairmontrio.com, onde é possível fazer um tour em 3D. Ou ainda no Tool Kit do hotel: http://bit.ly/SalesToolKitFairmontRio.

Contatos para as empresas de Turismo e de viagens corporativas:
Clarissa Desterro – Diretora de Vendas
Clarissa.desterro@fairmont.com
Bruno Kozlowski – Assitente de Marketing
Bruno.Kozlowski@fairmont.com
Gabriella Putt – Eventos
Gabriela.putt@fairmont.com
David Constancio – Vendas
David.constancio@fairmont.com.

Leia também: