copa
NotíciasHotéis no Rio de JaneiroHotelaria

Janelas do Copacabana Palace recebem mosaico de Daniel Buren

Nas últimas semanas, os vidros das 121 janelas da icônica fachada do Copacabana Palace foram coloridos por 1.322 vinis transparentes, em azul, vermelho, verde, amarelo e rosa, em uma intervenção artística do  francês Daniel Buren. Intitulada “Escala colorida para Copacabana Palace”, a instalação faz parte do projeto Mitico, realizado há três anos pela Belmond em parceria com a Galleria Continua. A intervenção permanece até meados de setembro, mês em que acontece a ArtRio.

JWHMbrF.md.png

Em 2024, seis endereços da rede de luxo hoteleira ganham o colorido de Buren. Além do Copa, estão na lista Mount Nelson, na Cidade do Cabo; Villa San Michele, em Florença; Castello di Casole, na Toscana; Hotel Cipriani, em Veneza; e La Residencia, em Maiorca.

“São seis trabalhos absolutamente diferentes, só o meu nome os conecta”, disse o artista de 85 anos, em entrevista ao jornal O Globo. Na próxima quinta-feira (14), Buren estará no Rio para inaugurar pessoalmente a instalação e participar do Copa Art Talks, evento para convidados no teatro do hotel. Será sua quinta ou sexta vez na cidade, ele já perdeu as contas.

JWHV3LN.md.png

Figura central na arte desde a década de 1960, Buren é famoso pelo uso de cores contrastantes dispostas sobre superfícies ou espaços arquitetônicos e listras simétricas. A marca está em obras como as colonnes preto e brancas do Palais Royal e “L’Observatoire de la lumière” (“O observatório da luz”, em tradução livre) na Fundação Louis Vuitton, ambas em Paris.

*Publicado por Antonio Dilson Neto | Fotos: Gabriel Tesseroli/Getty

Creditos: Alo Alo Bahia

Leia também: