O Rio de Janeiro vai receber, em 2025, o ISO/TC 228, evento da International Organization for Standardization (ISO) focado nas atividades de turismo. O comitê foi criado em 2005, com a participação ativa do Brasil, desde a primeira reunião, através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Atualmente o grupo é liderado pela Espanha e composto por 105 países e dezenas de Organizações de turismo. No evento, técnicos e especialistas de diversos países se juntam todos os anos em grupos de trabalho (GT) temáticos para discutir e definir melhores práticas para o turismo, como terminologia, serviços, destinos, equipamentos, infraestrutura, sustentabilidade, segurança e qualidade.
Essas normas, quando aprovadas em consenso, podem ser usadas como padrão internacional para promoção do turismo por governos, pelo trade turístico e até pelos próprios turistas.
O diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a escolha do Brasil como sede do evento. “O ano de 2025 é o ano da COP-30, e a realização desse importante evento no Rio mostra a importância que a agenda da sustentabilidade ganhou em nosso país, já que vários temas que estão sendo tratados na ISO envolvem turismo sustentável e responsável”, disse.