A cidade do Rio de Janeiro (RJ) receberá, em 2025, a 20ª Reunião Anual do Comitê Técnico de Turismo da International Organization for Standardization (ISO). O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante a reunião deste ano, realizada na última semana, em Marselha, na França. O grupo é responsável por desenvolver normas que garantam a qualidade, a segurança e a sustentabilidade dos serviços no turismo em todo o mundo.
“O Brasil é destaque em normas voltadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo, sendo referência para outros países. A unificação internacional de padrões nesse segmento favorece a melhoria contínua dos serviços, garantindo mais segurança, eficiência e qualidade”, ressaltou o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino.
O Comitê Técnico Internacional é composto por 105 países e por dezenas de organizações focadas nas atividades turísticas. A conferência anual reúne especialistas do mundo todo para discutir as pautas que definem as melhores práticas para o setor, como terminologia, serviços, destinos, equipamentos, infraestrutura, sustentabilidade, segurança e qualidade.
“Convidamos as delegações de todos os países participantes para conheceram as maravilhas do Rio de Janeiro, a nossa cidade maravilhosa, e trocar informações sobre os processos de normatização aqui no Brasil”, finalizou Sabino.
A iniciativa de trazer o evento ao Brasil foi da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através de um pedido da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com apoio da Embratur, do Ministério do Turismo, do Sebrae Nacional e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA).
O Brasil participa do Comitê desde a sua criação, em 2006, e exerce uma importante liderança no trabalho de normalização internacional, tendo levado as práticas brasileiras como referência para diversas normas técnicas internacionais publicadas, em especial com a liderança formal dos grupos de trabalho de Turismo Sustentável (Alexandre Garrido) e Turismo de Aventura (Leonardo Persi).
As reuniões seguintes, de 2026 e 2027, também foram confirmadas para serem realizadas na China e na Coreia do Sul, respectivamente.
COP 30 – O Brasil também se prepara para sediar a COP-30, importante evento internacional sobre o clima que será realizado em 2025, em Belém (PA). A cúpula do clima vai atrair representantes de todo o mundo à capital paraense, que será palco de grandes decisões que impactarão a sustentabilidade do Brasil e do mundo.
O Ministério do Turismo tem promovido uma série de ações com vistas à COP 30. Entre elas, a qualificação profissional do setor turístico, habilitado a prestar atendimentos durante o evento. Neste ano, o ministro Celso Sabino e a secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, já discutiram ações de capacitação profissional na área com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, o Sebrae e a Universidade Federal do Pará, entre outros.
Por Cláudia Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo