No texto do decreto, o prefeito Eduardo Paes diz considerar o “reconhecimento da personalidade e do legado da carioca Glória Maria, considerada um dos maiores símbolos do jornalismo brasileiro e sua significativa contribuição para a inspiração de mais de uma geração de mulheres negras”.
A jornalista Glória Maria morreu no Rio de Janeiro no dia 2 de fevereiro deste ano, em decorrência do câncer. Na ocasião, ela estava internada no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul da cidade.
Em 1970, uma amiga a levou para trabalhar na radioescuta da Globo. Sua estreia como repórter aconteceu na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio, em uma época em que os repórteres ainda não apareciam em vídeo. Ela passou pelo Bom Dia Rio, RJTV, Jornal Hoje, Fantástico e Globo Repórter.
Ela também cobriu a guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998).
O agora Parque Glória Maria, localizado na Rua Murtinho Nobre, é uma área pública com um centro cultural municipal.
O conjunto foi construído entre 1898 e 1902, nas ruínas do prédio onde foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, a socialite Laurinda Santos Lobo.
Conhecida como ‘a marechala da elegância’, Laurinda costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências do casarão, construído como se fosse um palácio, e atualmente um projeto premiado dos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes, que manteve a estrutura das ruínas agregando contemporaneidade à casa durante os trabalhos de renovação.
O local ostenta uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara, de um lado, e para o Centro, do outro. Com o Rio aos seus pés, o mirante é um bom local para se entender a geografia da cidade, do alto do bairro de Santa Teresa.
O Parque ainda abriga um teatro, duas galerias, um palco externo, dois pátios, um quiosque com mirante e um parquinho infantil.
O Parque Glória Maria fica na Rua Murtinho Nobre, 169. O horário de funcionamento é de terça a domingo, de 9h às 16h. A entrada é gratuita.