Hoteleiro, químico industrial e advogado: assim pode ser descrito Eduardo Tapajós, o empresário que empresta o nome à categoria Empreendedorismo do Prêmio Top Hotel RJ. Nesta edição, o vencedor foi a Pousada Vale do Café, seguida pelo Rio Othon Palace, em segundo lugar. Conheça os cases vencedores:
Um café com Machado de Assis – A grande vencedora da categoria, a Pousada Vale do Café, no distrito de Ipiabas, no município de Barra do Piraí. O projeto consiste na abertura do Café do Machado, inspirado na vida do famoso escritor brasileiro e foi pensado para comemorar os 150 anos do imóvel que a pousada de 11 quartos ocupa, construído em 1874. O cardápio, que pode ser desfrutado pela manhã ou à tarde, é composto por itens que agradavam o mestre da literatura.
O projeto inclui uma visitação guiada, no porão em pedras originais, com cenários e objetos de época que se relacionam com a história da localidade, permeada por contos de Machado de Assis que retratam a sociedade da época.
Recursos audiovisuais, todos produzidos pela própria pousada, reforçam a experiência em três momentos. O visitante também é convidado a assistir a um curta-metragem ficcional, baseado na história real da origem da vila em que se encontra a pousada, e que “desvenda” um mistério ainda não explicado pelos livros e arquivos da época. Baseado em uma metodologia bem-sucedida já aplicada em destinos como Gramado e Canela, o projeto reforça a identidade da pousada do Vale do Café junto ao público, interessado em iniciativas que valorizem o conteúdo histórico.
Qualidade do quiosque ao rooftop – Na segunda colocação da categoria, um fato inédito: um empate entre dois projetos de um mesmo hotel – “WAVE by Othon” e “Reforma do rooftop”.
WAVE by OTHON, novo serviço na orla de Copacabana, foi pensado para quem deseja celebrar a vida de frente para um dos cartões postais cariocas mais famosos da cidade, tudo com o atendimento e qualidade da Rede Othon. Inicialmente pensado para ampliar o serviço às areias de Copacabana, espaço mais frequentado pelos nossos hóspedes, o projeto, batizado com o nome de uma das principais músicas do maestro Tom Jobim, ilustre morador do bairro de Copacabana, atende também a não-hóspedes.
É aberto ao público em geral de 7h à meia-noite e para hóspedes da rede concede um desconto de 10%, além da facilidade do serviço de praia bem em frente ao quiosque. Além disso, toda a consumação dos hóspedes pode ser paga junto de sua hospedagem, já que é possível fazer o lançamento do hóspede direto para sua conta de hotel, tornando assim, o pagamento unificado para o hóspede.
O espaço possui cozinha e banheiro e acomoda confortavelmente 160 pessoas em mesas com quatro lugares e confortáveis lounges espalhados pelos dois salões com 230m², com wi-fi gratuito para os hóspedes, serviço de praia posicionado em frente ao quiosque, com toalhas, espreguiçadeiras e guarda-sol. O investimento de R$ 3 milhões na reforma do empreendimento está previsto para retornar em até 14 meses para o hotel. O quiosque tem atraído um fluxo diário de aproximadamente 300 clientes, incluindo hóspedes e visitantes, contribuindo para um aumento nas receitas do hotel.
No segundo projeto, o rooftop, que possuía piscina, espreguiçadeiras, bar e restaurante foi totalmente revitalizado, visando reunir elementos sofisticados e nacionais, que remetessem à brasilidade, uma das principais características do hotel, que é 100% brasileiro.
A piscina que antes ficava quase que centralizada no rooftop, foi para a quina do lado esquerdo do prédio, com vista para o Pão de Açúcar. Além da mudança de posicionamento, a também foi ampliada em quase o dobro de tamanho. A missão era construir uma piscina que não apenas impressionasse com sua estética, mas que sua cor também se fundisse com o mar, oferecendo aos hóspedes uma experiência sensorial completa. Também há uma “prainha”, espaço mais raso reservado para o divertimento também do público infantil e um espaço de spa, que conta com saídas de água mais intensas, proporcionando um maior relaxamento.
O bar da piscina também foi totalmente remodelado, não somente esteticamente. O novo layout é muito mais funcional, com prateleiras e armários embutidos que trazem mais elegância ao ambiente e também facilitam o trabalho da equipe. O rooftop também possui um extenso jardim vertical natural com folhagens nacionais que refletem muito da elegância despretensiosa dos cariocas. O jardim vertical também está presente no solarium do hotel, antiga área operacional, que fica acima da piscina, acessível por escada ou elevador, o que permite uma maior acessibilidade ao espaço também.
Localizado também no rooftop, o restaurante Skylab foi reformado, o mais alto da orla de Copacabana. Com 80 lugares distribuídos em mesas de madeira e mármore, o restaurante também conta uma adega de vinhos para aproximadamente 400 garrafas. A cozinha também foi totalmente reformada com o que há demais moderno no mercado.
A reforma do rooftop iniciou em abril de 2024, foram cinco meses da reforma total do espaço. O post da abertura do rooftop foi visualizado quase 1 milhão de vezes e alcançou aproximadamente 500 mil pessoas. O primeiro reels sobre a piscina teve um engajamento orgânico de mais de mil compartilhamentos, provando que a nova piscina de borda infinita não é apenas um marco significativo para o hotel mas também um objeto de desejo para o público. O número de seguidores também atingiu a meta do ano em apenas uma semana. Foi possível observar também um aumento de vendas diretas e aprovação de grupos e empresas de luxo que, agora com a reforma, enxergam o Rio Othon Palace como um novo produto.
“Criamos mais um andar, com um solário de 160 metros quadrados. Os resultados já se fizeram sentir: a procura pelo réveillon triplicou e o período de janeiro a março do próximo ano explodiu”, comemora o diretor comercial do hotel Jorge Chaves.