Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Top Hotel RJ 2024, HotéisRIO e ABIH-RJ homenagearam duas jornalistas cariocas, Alana Gandra e Ermelinda Rita, por suas carreiras e dedicação à cobertura do setor turístico.
Alana Gandra pode ser considerada, sem exageros, uma figura emblemática do jornalismo brasileiro. Durante mais de cinco décadas, esteve na linha de frente dos acontecimentos que marcaram o país. Das pautas ambientais da Eco-92 à visita do Papa Francisco, da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) ao nascimento do Plano Real, todo tipo de pauta passou por seu olhar atento e senso crítico. Carioca da gema, nascida em Copacabana, sempre manteve um olhar carinhoso para os assuntos relevantes para nossa cidade, entre eles o turismo. Em muitas ocasiões foi vitrine para ações e pleitos do nosso setor. É esta carreira histórica que celebramos esta noite.
“Quando conheci Alfredo Lopes, eu e ele tínhamos cabelos pretos”, brincou Alana Gandra. “Sempre foi um prazer fazer matérias sobre turismo e hotelaria. Em meus 53 anos de jornalismo, pude acompanhar o desenvolvimento do setor hoteleiro carioca, que superou desafios como dificuldades financeiras e a pandemia, o que mostra sua força. Que continue assim”.
A história do jornalismo carioca nas últimas décadas se confunde com a de Ermelinda Rita. Cronista da vida cotidiana da cidade, surfa nas ondas do rádio para levar aos ouvintes informações com a velocidade e exatidão que o meio exige. Após muitos anos de Sistema Globo de Rádio, Ermê, como é carinhosamente chamada pelos colegas, assumiu o programa “O Rio em pauta”, na rádio Roquette Pinto, recheado de informações sobre cultura, política e, claro, turismo, tema para o qual ele sempre direcionou um olhar atento. É essa dedicação que vamos homenagear hoje.
“A rede hoteleira carioca pode ser considerada uma das melhores do mundo. Se reinventou após a pandemia de Covid-19 e agora mostrou muita qualidade ao receber delegações das maiores economias do mundo. Muito obrigado por esse reconhecimento emocionante”, disse Ermelinda Rita.